Sobre o Acervo Digital
Sobre
Compartilhar conhecimentos e disponibilizar informações dos acervos sob sua guarda, para toda a sociedade, são funções primordiais dos museus. Dentro dos paradigmas contemporâneos de relacionamento das instituições museais com a sociedade, o centro da ação museal vem se pautando pelas possibilidades de diálogo e de coprodução de conhecimento com todo tipo de público. Disponibilizar de forma organizada e acessível os acervos institucionais em formato digital é uma das maneiras de construir esse diálogo. Os acervos digitais, disponíveis de forma organizada na internet, tornam possível a construção de estratégias documentais e comunicacionais que, não somente facilitam o acesso à informação preservada e curada pelas instituições museais, como permitem o estabelecimento de visualizações e curadorias instigantes para os mais diversos tipos de público.
Essa perspectiva tem como premissa que os acervos digitalizados são “objetos informacionais”, ou seja, o processo de digitalização permite que o conhecimento acumulado por meio de pesquisas e curadorias científicas estabelecidas pelos museus seja reunido em um link único, a URL. Esse link agrega o arquivo do item digitalizado (que pode ser uma imagem, um vídeo, um áudio, um texto, etc.) e as informações sobre ele. Essa forma de organizar a informação traz muitas possibilidades: integração da informação, gestão e desenvolvimento de coleções, o já citado acesso à informação e à pesquisa produzida e, também, oportunidades econômicas e de parceria.
Para organização e disponibilização pública do acervo do Museu Paulista foi utilizado o software livre Tainacan, desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília. Fruto da pesquisa na área da Ciência da Informação, o Tainacan é atualmente adotado como solução por instituições nacionais como o Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e internacionais, como os museus provedores da Mexicana, agregador de acervos culturais digitais do Governo Federal do México.
A primeira etapa de trabalho realizada para a implementação do Tainacan foi o diagnóstico de maturidade tecnológica, metodologia desenvolvida pela equipe da universidade que propõe uma matriz diagnóstica composta de sete dimensões: caracterização da instituição, gestão da informação, recursos humanos, infraestrutura de TI, mídia e comunicação, gestão institucional e governança (MARTINS, MARTINS e CARMO, 2018). A partir desse diagnóstico, foi realizado um estudo pormenorizado da documentação legada e das estratégias atuais de gestão da informação. Optou-se, a partir desse estudo, em iniciar a migração do sistema utilizado pelo Museu para o Tainacan, pelo acervo iconográfico para, em seguida, fazer o mesmo processo com o acervo de objetos.
Antes de transferir os dados do sistema do Museu Paulista para o Tainacan passaram então por processos de revisão, tratamento e normalização. Esses processos foram acompanhados e avaliados pela equipe do Museu em parceria com a equipe do Projeto. Por fim, os dados são carregados em uma nova instalação do Tainacan, as páginas são customizadas com informações institucionais, dados do museu e informações contextuais para facilitar a compreensão do acervo e a navegação do usuário
Equipe
Museu Paulista
Solange Ferraz de Lima (Coordenação Institucional/GT Estratégias Digitais)
Tatiana Vasconcelos dos Santos (Assistente da coordenação/GT Estratégias Digitais)
Adilson José de Almeida (Supervisor da Seção Técnico-Científica de Documentação e gestão de Acervo)
Valesca Henzel Santini (Museóloga da Seção Técnico-Científica de Documentação e gestão de Acervo)
Luciano Antônio Beraldo (TI/GT Estratégias Digitais)
Robson do Nascimento (TI/GT Estratégias Digitais)
Isabela Ribeiro de Arruda (Educadora/GT Estratégias Digitais)
Bruno Daniel Bortoleto (Bolsista/GT Estratégias Digitais)
Concepção e Execução do projeto: Percebe | Pesquisa,
Consultoria e Treinamento Educacional
Sc. Mª. Luciana Conrado Martins (Coordenação executiva do projeto)
Luiza Peixe (UI/UX Designer)
Suelane Silva Ramos dos Santos (Especialista em tratamento de dados)
Rodrigo Freire de Oliveira (Especialista em tratamento de dados)
Maria Cecilia Costa de Sousa (Especialista em tratamento de dados)
Sc.M. Mateus Machado Luna (Desenvolvedores Tainacan e WordPress)
Sc.M. Vinicius Nunes Medeiros (Desenvolvedores Tainacan e WordPress)
Parceria: Projeto TAINACAN – Universidade de Brasília
Coordenação: Prof. Dr. Dalton Lopes Martins (UnB)
Parceria: Projeto TAINACAN – Universidade de Brasília
Coordenação: Prof. Dr. Dalton Lopes Martins (UnB)
Museu do Ipiranga
Divisão de Acervo e Curadoria
Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins (Chefe Técnico de Divisão)
Profª. Drª. Solange Ferraz de Lima (Chefe Técnico de Divisão Substituta)
Corpo Docente
Prof. Dr. Jorge Pimentel Cintra
jpcintra@usp.br
Profª. Drª. Maria Aparecida de Menezes Borrego
maborrego@usp.b
Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins
Profª. Drª. Solange Ferraz de Lima
Profª. Drª. Vânia Carneiro de Carvalho
Profª. Sênior Drª. Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira
Profª. Sênior Drª. Maria Thais Lima Santos
Seção Técnico-Científica de Documentação e Gestão de Acervo
Adilson José de Almeida (Supervisor de Seção Técnico-Científica)
Valesca Henzel Santini (Supervisora de Seção Técnico-Científica Substituta)
Ângela Maria Gianeze Ribeiro (Especialista em Pesquisa/Apoio de Museu)
Anna Laura Canuto Rocha de Andrade (Auxiliar de Administração)
Maria da Glória Cruz dos Santos (Auxiliar de Administração)
Ricardo da Mata Barbosa (Técnico de Laboratório)
Tatiana Vasconcelos dos Santos (Técnica de Museu)
Seção Técnico-Científica de Conservação e Gestão de Acervo
Teresa Cristina Toledo de Paula (Supervisora de Seção Técnico-Científica) tcpaula@usp.br
Tatiana Alckmin Herrmann de Oliveira (Supervisora de Seção Técnico-Científica Substituta)
Fabiola Margoth Zambrano Figueroa de Miranda (Especialista em Pesquisa/Apoio de Museu)
Flávia Andrea Machado Urzua (Técnica de Museu)
Helenilda Aparecida da Cruz (Auxiliar de Serviços Gerais)
Ina Hergert (Especialista em Pesquisa/Apoio de Museu)
Izabel Oliveira Ramos (Auxiliar de Serviços Gerais)
Joselito Soares de Paiva (Auxiliar de Serviços Gerais)
Marco Antonio Lustosa (Auxiliar de Administração)
Vera de Oliveira (Auxiliar de Serviços Gerais)
Yara Ligia Melo Moreira Petrella (Especialista em Conservação e Restauro)
Seção Técnico-Científica de Educação, Museografia e Difusão Cultural
Isabela Ribeiro de Arruda (Supervisora de Seção Técnico-Científica)
Denise Cristina Carminatti Peixoto (Supervisora de Seção Técnico-Científica Substituta)
Christine May Kauffmann Fidalgo (Analista de Comunicação)
Lucila Gutierres Pessoa (Técnica de Museu)
Roberta Assadourian Santana (Técnica para Assuntos Administrativos)