VISTAS DE BANANAES – EST. DE S. PAULO – BRASIL
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Código
1-08406-0000-0006
Título
VISTAS DE BANANAES - EST. DE S. PAULO - BRASIL
Denominação
Observações
SEGUNDO INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO EX-PROPRIETÁRIO VICTOR WANSCHEL, OS ÁLBUNS PERTENCIAM AO SEU PAI PÍNIAS WANSCHEL, MÉDICO ALEMÃO DA REGIÃO DA BAVÁRIA, QUE TERIA CHEGADO EM SÃO PAULO EM 1924, ONDE ABRIU A LIVRARIA ALEMÃ SEMINÁRIO, NA ANTIGA RUA DO SEMINÁRIO, QUE FUNCIONOU DE 1924 A 1950 (A PARTIR DE 1940, A LIVRARIA TORNA-SE TAMBÉM EDITORA, A CORNÉLIO PIRES LTDA). O AUTOR DOS ÁLBUNS, THEODOR PREISING, TERIA SIDO AMIGO PESSOAL DE PÍNIAS WANSCHEL, A QUEM VENDIA OS ÁLBUNS PARA COMERCIALIZAÇÃO NA LIVRARIA EM TORNO DE 1930. SEGUNDO O PRÓPRIO VICTOR WANSCHEL, ERA FREQUENTE O ENVIO DESSE TIPO DE MATERIAL PELOS IMIGRANTES ALEMÃES PARA PARENTES NA TERRA NATAL.
Autoria
Assinatura
NÃO HÁ
Nome Artístico
THEODOR PREISING
Agente Produtor
PHOTOGRAPHIAS ARTISTICAS
Local de produção
SÃO PAULO / BRASIL
Século
20
Fase (século)
1º QUARTEL
Década
1920
Data
/ /1924
Datas Limite
1924-1962
Data Observações
ATRIBUÍDO
Período
Técnica
ENCADERNAÇÃO EM PAPELÃO COM CORDÃO
Altura sem moldura
17.5
Largura sem moldura
23.9
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
BIOGRAFIA DE THEODOR PREISING "UM DOS MAIS IMPORTANTES FOTÓGRAFOS QUE REGISTROU O CENÁRIO DA NASCENTE METRÓPOLE (SÃO PAULO) FOI THEODOR PREISING, NASCIDO EM HILDESHEIM, ALEMANHA, EM 13 DE JANEIRO DE 1883. FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, PARTICIPOU DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E VISITOU A ARGENTINA ANTES DE ESTABELECER-SE NO BRASIL, EM 1923, AOS 40 ANOS. UMA DE SUAS PRIMEIRAS ATIVIDADES FOI MONTAR UM ESTANDE NO GRANDE HOTEL NO GUARUJÁ ONDE COMERCIALIZAVA CÂMERAS. POSTERIORMENTE, DEDICOU-SE À FOTOGRAFIA DE PLANTAÇÕES DE CAFÉ E ALGODÃO EM FAZENDAS DO INTERIOR PAULISTA. A PARTIR DE 1924, COMEÇA A PRODUZIR CARTÕES-POSTAIS FOTOGRÁFICOS EM SÃOPAULO E CHEGA A MONTAR UMA EDITORA E UM GRANDE LABORATÓRIO, ONDE PRODUZ ÁLBUNS NO FORMATO 9X14 CM E 17X25 CM COM DEZ FOTOS CADA. SEGUNDO SEU FILHO, CARLOS FREDERICO PREISING, QUE SEGUIU A MESMA PROFISSÃO, NUMA PRIMEIRA FASE, ERAM UTILIZADAS CÂMERAS DE GRANDE FORMATO, PESSADÍSSIMAS. CERTA VEZ, PARA TIRAR FOTOS DA ESTRADA DE FERRO SÃO PAULO RAILWAY E DO ANTIGO CAMINHO DO MAR, DESCEU, ACOMPANHADO POR TODA A FAMÍLIA, DO ALTO DA SERRA, ATUAL PARANAPIACABA, ATÉ CUBATÃO, CARREGANDO PESADAS CÂMERAS, DÚZIAS DE CHAPAS DE VIDRO E TRIPÉS. ANTE AS DIFICULDADES QUE IMPUNHA ESSE TIPO DE APARELHO PARA A MOBILIDADE DO FOTÓGRAFO, THEODOR PREISING FOI O PRIMEIRO A INTRODUZIR CÂMERAS DE PEQUENO FORMATO. PREISING PRODUZIU VISTAS DE SANTOS, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, DESTA ÚLTIMA, PARTICULARMENTE, CENAS DO PARQUE DO ANHANGABAÚ, TEATRO MUNICIPAL, LARGO DA SÉ, RUAS DO TRIÂNGULO, INSTITUTO BUTANTÃ E PARQUE DO IPIRANGA. OS ÁLBUNS ERAM ASSINADOS T. PREISING, E AS SÉRIES DE POSTAIS, CTP(COPYRIGHT THEODOR PREISING) OU SIMPLESMENTE TP. AS CÓPIAS DOS POSTAIS ERAM PRODUZIDAS COM SISTEMA AUTOMÁTICO ''PHOTO ROTATIVO", QUE UTILIZAVA DOIS NEGATIVOS E ERA ALIMENTADO POR UM ROLO DE PAPEL FOTOGRÁFICO COM DEZENAS DE METROS, PRODUZIDO POR CONRADO WESSEL. A FIRMA MANTINHA REPRESENTANTES E COLOCAVA OS PRODUTOS EM LOJAS FOTOGRÁFICAS E HOTÉIS, JÁ QUE OS JORNALEIROS "NÃO TINHAM DINHEIRO PARA COMPRAR". DE ACORDO COM CARLOS PREISING: "AS VISTAS DURAVAM BASTANTE TEMPO PORQUE A CIDADE NÃO MUDAVA TÃO DEPRESSA". AS LEGENDAS DAS FOTOGRAFIAS ERAM MANUSCRITAS PELA SUA IRMÃ SIBILLE, QUE TINHA HABILIDADE COMO CALÍGRAFA E PARA ESCREVER O TEXTO INVERTIDO, JÁ QUE A INSCRIÇÃO DEVIA SER PELO LADO DA EMULSÃO FOTOGRÁFICA. A PRODUÇÃO DE CARTÕES-POSTAIS E ÁLBUNS ESTENDEU-SE DE 1924 ATÉ O COMEÇO DA SEGUNDA GUERRA: "JÁ QUE OS SÚDITOS DO EIXO NÃO PODIAM ANDAR POR ALI FOTOGRAFANDO E ERAM SUSPEITOS DE FORMAR UMA QUINTA COLUNA." (SEU PAI NATURALIZOU-SE BRASILEIRO EM 1941). ENTRE OUTROS REGISTROS, LEMBRA DOS REALIZADOS DURANTE A INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DO IPIRANGA E O DA VISTA DO EDIFÍCIO MARTINELLI, EM QUE O FORMATO DA CÂMERA NÃO PERMITIA O ENQUADRE COMPLETO E HOUVE NECESSIDADE DE DESENHAR A PARTE DE CIMA. EM 1936, THEODOR PREISING PASSOU A FOTOGRAFAR PARA A REVISTA ILUSTRADA SÃO PAULO, CRIADA POR ARMANDO DE SALES OLIVEIRA, QUE TEVE SÓ DEZ EDIÇÕES NESSE MESMO ANO. POSTERIORMENTE, INGRESSOU NO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFORMAÇÕES E APOSENTOU-SE NO SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, VINDO A FALECER EM 1962, AOS 79 ANOS." FONTE: LEMBRANÇAS DE SÃO PAULO. A CAPITAL PAULISTA NOS CARTÕES-POSTAIS E ÁLBUNS DE LEMBRANÇAS. JOÃO EMILIO GERODETTI E CARLOS CORNEJO. SÃO PAULO, 1999.
Bibliografia
LEMBRANÇAS DE SÃO PAULO - A CAPITAL PAULISTA NOS CARTÕES-POSTAIS E ÁLBUNS DE LEMBRANÇAS - JOÃO EMILIO GERODETTI E CARLOS CORNEJO - SÃO PAULO - STUDIO FLASH PRODUÇÕES GRÁFICAS - 1999 ITANHAEM - HÉLIO DAMANTE - SÃO PAULO - DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFORMAÇÕES - CADERNO DE TURISMO - 1947
Coleção
Estado de conservação
CAPA PRESA COM CORDÃO DE TECIDO, VINCOS NAS EXTREMIDADES, ABRASÕES, FOXING.
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Termo de aquisição
RECIBO DE COMPRA
Data de Aquisição
21/03/1991
Proprietário de origem
VICTOR WANSCHEL
Coletor/Curador
VÂNIA CARNEIRO DE CARVALHO