Pular para o conteúdo
  • Início
  • Acervo Digital
    • Categorias
    • Todos os itens
    • Textuais
    • Iconográficos
    • Tridimensionais
  • Curadorias
  • Coleções
  • Notícias
  • Sobre
    • Sobre o Acervo Digital
    • Solicitação de Imagens
Sem resultados
  • Voltar para o Museu do Ipiranga
Ir para Conteúdo
Ir para Menu
Ir para Busca
Logo do Museu do Ipiranga - USP
Logo Acervo Digital
  • Início
  • Acervo Digital
    • Categorias
    • Todos os itens
    • Textuais
    • Iconográficos
    • Tridimensionais
  • Curadorias
  • Coleções
  • Notícias
  • Sobre
    • Sobre o Acervo Digital
    • Solicitação de Imagens
Voltar para o Museu do Ipiranga
Logo do Museu do Ipiranga - USP
Logo Acervo Digital
Home Documentos Iconográficos TEKKO.

TEKKO.

  • 1-28569-0000-0045-01
    Baixar
  • 1-28569-0000-0045-02
    Baixar
  • 1-28569-0000-0045-03
    Baixar
  • 1-28569-0000-0045-04
    Baixar
  • 1-28569-0000-0045-05
    Baixar
  • 1-28569-0000-0045-06
    Baixar
  • 1-28569-0000-0045-01
  • 1-28569-0000-0045-02
  • 1-28569-0000-0045-03
  • 1-28569-0000-0045-04
  • 1-28569-0000-0045-05
  • 1-28569-0000-0045-06

Código

1-28569-0000-0045

Título

TEKKO.

Denominação

Álbum

Observações

INFORMAÇÃO ADICIONAL SOBRE MATERIAL/TÉCNICA: IMPRESSO GRÁFICO. SUPORTE EM PAPELÃO.

Autoria

DESCONHECIDA

Assinatura

NÃO HÁ

Agente Produtor

SEM CASA PUBLICADORA.

Local de produção

FRANÇA

Século

0

Datas Limite

1869-1927

Data Observações

ATRIBUÍDO

Período

OUTROS

Técnica

PAPEL

Altura sem moldura

15.8

Largura sem moldura

25.7

Cor

POLICROMIA

Inscrições

NÃO HÁ

Suporte secundário

NÃO HÁ

Original ou Reprodução

ORIGINAL

Histórico

A COLEÇÃO ORESTE SERCELLI REÚNE DOCUMENTOS DE NATUREZA VARIADA QUE REGISTRAM O PROCESSO DE TRABALHO DE UM ARTESÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. ELA PODE SER DIVIDIDA EM CINCO CONJUNTOS, SENDO ELES: DESENHOS E PROJETOS ORIGINAIS; MANUSCRITOS; FOTOGRAFIAS; OBJETOS DE TRABALHO E BIBLIOTECA (REVISTAS DE DECORAÇÃO, REPERTÓRIOS E TRATADOS). ESTES NÚCLEOS DE DOCUMENTOS PERMITEM ABORDAGENS COMPLEMENTARES DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PINTOR: OS MODELOS UTILIZADOS SAEM DE SUA BIBLIOTECA, AS CARTAS DÃO PISTAS QUANTO AO GOSTO DOS CLIENTES, AS FOTOGRAFIAS, NA SUA MAIORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO, APRESENTAM A NUMEROSA EQUIPE ENVOLVIDA NOS PROJETOS CUJA EXECUÇÃO DEMORAVA ATÉ UM ANO E GERAVA, INEVITAVELMENTE, UM CLIMA DE INTIMIDADE E QUASE FAMILIAR ENTRE ARTESÃO E ASSISTENTES. AS PRANCHAS ORIGINAIS, NA SUA MAIORIA AQUARELADAS, SURPREENDEM PELA DELICADEZA RESULTANTE DO DOMÍNIO NA ARTE DO DESENHO E NAS COMBINAÇÕES DE CORES. CONFECCIONADAS PARA AJUDAR O CLIENTE A DECIDIR POR ESTE OU AQUELE PADRÃO DE FRISO, UMA OU OUTRA TONALIDADE PARA O FUNDO DE UMA ORNAMENTAÇÃO PARA O TETO, ESTAS PRANCHAS PERMITEM CONHECER UMA ARTE PRATICAMENTE DESAPARECIDA DAS RESIDÊNCIAS. ALIAM-SE, AQUI, OS VALORES ARTÍSTICOS E HISTÓRICOS. O PINTOR-DECORADOR 1896. CHEGA A SÃO PAULO VINDO DE FLORENÇA - ITÁLIA, O RECÉM-FORMADO PROFESSOR DE ARTES DECORATIVAS ORESTE SERCELLI. A VIUVEZ PREMATURA E A IMPOSSIBILIDADE DE MINISTRAR AULAS NA ESCOLA EM QUE HAVIA VENCIDO O CONCURSO PARA PROFESSORES, DESILUDEM O JOVEM ARTISTA QUE, SEM GRANDES PLANOS, DECIDE-SE PELA AMÉRICA. SEU PRIMEIRO TRABALHO NOS RELATAM SUAS NETAS, FOI PINTAR O MURO DO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ. O MOMENTO EM QUE CHEGAVA A SÃO PAULO ERA OPORTUNO PARA ALGUÉM COM CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA, DESENHO E ORNAMENTAÇÃO, EM VIRTUDE DO PRIMEIRO SURTO DE CRESCIMENTO E ENRIQUECIMENTO VIVENCIADO PELA CIDADE NA VIRADA DO SÉCULO XIX. RAPIDAMENTE ORESTE SERCELLI LOGROU SUCESSO COM SUAS PINTURAS DECORATIVAS. ENTRE SEUS PRIMEIROS TRABALHOS DESTACAM-SE A DECORAÇÃO DO PALÁCIO GERMAINE BURCHARD (1896, HOJE DEMOLIDO), A ORNAMENTAÇÃO DA CAPELA DE SANTA LUZIA (1898), DA CAPELA DE SANTA CECÍLIA E DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. EM 1902 JÁ ENCONTRAMOS PROPAGANDAS DE SEU ESTABELECIMENTO EM JORNAIS E REVISTAS. O TRABALHO EM SÃO PAULO SERVIU PARA TORNÁ-LO CONHECIDO EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS E, EM 1906, ORESTE É CONTRATADO PELA FAMÍLIA CATTARINO, DE SALVADOR-BAHIA, PARA DECORAÇÃO DE SUA RESIDÊNCIA. A PARTIR DESTA DATA, PASSA A VIVER EM SALVADOR, TENDO TRABALHADO EM PROJETOS NAS CAPITAIS DO NORDESTE - ARACAJU, MACEIÓ. SUA PRODUÇÃO É DIVERSIFICADA: EM MACEIÓ-ALAGOAS, DECORA O TEATRO DEODORO (1910), EM SALVADOR SUA PINTURA DECORATIVA COMPÕE O CASSINO BAHIANO (1911), O INSTITUTO ANTI-RÁBICO (S/D) E A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA (1914); EM ARACAJU-SERGIPE, FOI O RESPONSÁVEL PELA DECORAÇÃO INTERNA DO PALÁCIO DO GOVERNO (1918). EM 1921, VOLTANDO A SÃO PAULO, PARTICIPA DA DECORAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE JAÚ. TRABALHOU COMO PINTOR-DECORADOR ATÉ O SEU FALECIMENTO, EM 1927, APÓS FINALIZAR UM GRANDE PROJETO DE DECORAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO PALÁCIO DA FAMÍLIA BENEDUCCI (RUA PARAÍSO, HOJE DEMOLIDO). COM SEU FILHO BRUNO, QUE TAMBÉM ESTUDOU NA ITÁLIA, SEGUINDO-LHE NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, ORESTE DIVIDIU A AUTORIA DOS ÚLTIMOS PROJETOS.

Circulação

NÃO HÁ

Referências no Acervo

DOSSIÊ DA COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA - SVDHICO; COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL - SVDHICO; COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - OBJETOS DE TRABALHO - SERVIÇO DE OBJETOS; COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DO MP; FUNDO TOMMASO GAUDENZIO BEZZI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL E ICONOGRÁFICA - SVDHICO; COLEÇÃO CASA FRANCESA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO; COLEÇÃO YVOTY MACAMBIRA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO.

Bibliografia

COLEÇÃO ORESTE SERCELLI, UM PINTOR-DECORADOR. PROJETO DE AQUISIÇÃO, PESQUISA, TRATAMENTO DOCUMENTAL E FÍSICO. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. ORNAMENTO E CIDADE. FERRO, ESTUQUE E PINTURA MURAL EM SÃO PAULO (1870-1930). TESE DOUTORADO. FFLCH/USP.2001. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 166-196). 1997. MAKINO, MIYOKO. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 266-300). 1997.

Coleção

Oreste Sercelli - COS

Estado de conservação

AS IMAGENS APRESENTAM SUJIDADE.

Disponível para consulta

RESTRITO

Tipo de Aquisição

COMPRA

Termo de aquisição

RECIBO DE COMPRA

Data de Aquisição

12/06/2001

Proprietário de origem

ELDA SERCELLI / FLORENÇA SERCELLI / BRUNA SERCELLI

Coletor/Curador

SOLANGE FERRAZ DE LIMA

Número Anterior

0

Imagem padrão
Item anteriorDER PRAKTISCHE SCHILDERMALER. NEL E FARBIGE ENTWÜRFE IN MODERNEN STIL. SERIE 1. 32 TAFELN ORIGINAL-ENTWÜRFE.
Próximo itemNÔVO MAPA DOS CAMINHOS DE FERRO DO ESTADO DE S. PAULO E DOS ESTADOS LIMITROPHES*.
Imagem padrão
Voltar para a lista de itens

Apoio

Logo do Museu Paulista - USP
Logo da FUSP
Logo da Embaixada Americana
Logo da PROAC
Logo do Governo do Estado de São Paulo
Logo do Museu do Ipiranga
Logo Acervo Digital
  • Início
  • Acervo Digital
  • Curadorias
  • Coleções
  • Notícias
  • Sobre
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

feito com Tainacan