SEM TÍTULO/LEGENDA
Local de produção
SAO PAULO / SAO PAULO / BRASIL
Século
19
Fase (século)
4º QUARTEL
Década
1890
Data
/ /1898
Datas Limite
1869-1927
Período
Técnica
AQUARELA
Altura sem moldura
26.6
Largura sem moldura
22
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
A COLEÇÃO ORESTE SERCELLI REUNE DOCUMENTOS DE NATUREZA VARIADA QUE REGISTRAM O PROCESSO DE TRABALHO DE UM ARTESÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. ELA PODE SER DIVIDIDA EM CINCO CONJUNTOS, SENDO ELES: DESENHOS E PROJETOS ORIGINAIS; MANUSCRITOS; FOTOGRAFIAS; OBJETOS DE TRABALHO E BIBLIOTECA (REVISTAS DE DECORAÇÃO, REPERTÓRIOS E TRATADOS). ESTES NÚCLEOS DE DOCUMENTOS PERMITEM ABORDAGENS COMPLEMENTARES DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PINTOR: OS MODELOS UTILIZADOS SAEM DE SUA BIBLIOTECA, AS CARTAS DÃO PISTAS QUANTO AO GOSTO DOS CLIENTES, AS FOTOGRAFIAS, NA SUA MAIORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO, APRESENTAM A NUMEROSA EQUIPE ENVOLVIDA NOS PROJETOS CUJA EXECUÇÃO DEMORAVA ATÉ UM ANO E GERAVA, INEVITAVELMENTE, UM CLIMA DE INTIMIDADE E QUASE FAMILIAR ENTRE ARTESÃO E ASSISTENTES. AS PRANCHAS ORIGINAIS, NA SUA MAIORIA AQUARELADAS, SURPREENDEM PELA DELICADEZA RESULTANTE DO DOMÍNIO NA ARTE DO DESENHO E NAS COMBINAÇÕES DE CORES. CONFECCIONADAS PARA AJUDAR O CLIENTE A DECIDIR POR ESTE OU AQUELE PADRÃO DE FRISO, UMA OU OUTRA TONALIDADE PARA O FUNDO DE UMA ORNAMENTAÇÃO PARA O TETO, ESTAS PRANCHAS PERMITEM CONHECER UMA ARTE PRATICAMENTE DESAPARECIDA DAS RESIDÊNCIAS. ALIAM-SE, AQUI, OS VALORES ARTÍSTICOS E HISTÓRICOS. O PINTOR-DECORADOR 1896. CHEGA A SÃO PAULO VINDO DE FLORENÇA - ITÁLIA, O RECÉM-FORMADO PROFESSOR DE ARTES DECORATIVAS ORESTE SERCELLI. A VIUVEZ PREMATURA E A IMPOSSIBILIDADE DE MINISTRAR AULAS NA ESCOLA EM QUE HAVIA VENCIDO O CONCURSO PARA PROFESSORES, DESILUDEM O JOVEM ARTISTA QUE, SEM GRANDES PLANOS, DECIDE-SE PELA AMÉRICA. SEU PRIMEIRO TRABALHO NOS RELATAM SUAS NETAS, FOI PINTAR O MURO DO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ. O MOMENTO EM QUE CHEGAVA A SÃO PAULO ERA OPORTUNO PARA ALGUÉM COM CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA, DESENHO E ORNAMENTAÇÃO, EM VIRTUDE DO PRIMEIRO SURTO DE CRESCIMENTO E ENRIQUECIMENTO VIVENCIADO PELA CIDADE NA VIRADA DO SÉCULO XIX. RAPIDAMENTE ORESTE SERCELLI LOGROU SUCESSO COM SUAS PINTURAS DECORATIVAS. ENTRE SEUS PRIMEIROS TRABALHOS DESTACAM-SE A DECORAÇÃO DO PALÁCIO GERMAINE BURCHARD (1896, HOJE DEMOLIDO), A ORNAMENTAÇÃO DA CAPELA DE SANTA LUZIA (1898), DA CAPELA DE SANTA CECÍLIA E DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. EM 1902 JÁ ENCONTRAMOS PROPAGANDAS DE SEU ESTABELECIMENTO EM JORNAIS E REVISTAS. O TRABALHO EM SÃO PAULO SERVIU PARA TORNÁ-LO CONHECIDO EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS E, EM 1906, ORESTE É CONTRATADO PELA FAMÍLIA CATTARINO, DE SALVADOR-BAHIA, PARA DECORAÇÃO DE SUA RESIDÊNCIA. A PARTIR DESTA DATA, PASSA A VIVER EM SALVADOR, TENDO TRABALHADO EM PROJETOS NAS CAPITAIS DO NORDESTE - ARACAJU, MACEIÓ. SUA PRODUÇÃO É DIVERSIFICADA: EM MACEIÓ-ALAGOAS, DECORA O TEATRO DEODORO (1910), EM SALVADOR SUA PINTURA DECORATIVA COMPÕE O CASSINO BAHIANO (1911), O INSTITUTO ANTI-RÁBICO (S/D) E A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA (1914); EM ARACAJU-SERGIPE, FOI O RESPONSÁVEL PELA DECORAÇÃO INTERNA DO PALÁCIO DO GOVERNO (1918). EM 1921, VOLTANDO A SÃO PAULO, PARTICIPA DA DECORAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE JAÚ. TRABALHOU COMO PINTOR-DECORADOR ATÉ O SEU FALECIMENTO, EM 1927, APÓS FINALIZAR UM GRANDE PROJETO DE DECORAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO PALÁCIO DA FAMÍLIA BENEDUCCI (RUA PARAÍSO, HOJE DEMOLIDO). COM SEU FILHO BRUNO, QUE TAMBÉM ESTUDOU NA ITÁLIA, SEGUINDO-LHE NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, ORESTE DIVIDIU A AUTORIA DOS ÚLTIMOS PROJETOS.
Circulação
NÃO HÁ
Referências no Acervo
* DOSSIÊ DA COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA - SVDHICO; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL - SVDHICO; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - OBJETOS DE TRABALHO - SERVIÇO DE OBJETOS; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DO MP; * FUNDO TOMMASO GAUDENZIO BEZZI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL E ICONOGRÁFICA - SVDHICO; * COLEÇÃO CASA FRANCESA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO; * COLEÇÃO YVOTY MACAMBIRA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO.
Bibliografia
COLEÇÃO ORESTE SERCELLI, UM PINTOR-DECORADOR. PROJETO DE AQUISIÇÃO, PESQUISA, TRATAMENTO DOCUMENTAL E FÍSICO. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. ORNAMENTO E CIDADE. FERRO, ESTUQUE E PINTURA MURAL EM SÃO PAULO (1870-1930). TESE DOUTORADO. FFLCH/USP.2001. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 166-196). 1997. MAKINO, MIYOKO. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 266-300). 1997.
Coleção
Estado de conservação
A OBRA APRESENTA MUITAS SUJIDADES, ACIDEZ, FOXING, CORTES IRREGULARES, FUNGOS, MANCHAS FORTES DE UMIDADE NA LATERAL DIREITA E DE FUNGOS EM QUASE TODA A OBRA E PONTOS DE OXIDAÇÃO. A OBRA FOI COLADA SOBRE UM DE PAPELÃO MUITO ÁCIDO. REALIZOU-SE DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA, LIMPEZA MECÂNICA (COM TRINCHA, BORRACHA, PÓ DE BORRACHA E BISTURI) PARA RETIRADA DA SUJIDADE, DOS PONTOS DE FOXING E OXIDAÇÃO. O SEGUNDO SUPORTE FOI COMPLETAMENTE REMOVIDO A SECO. A OBRA APRESENTAVA CORTES IRREGULARES E FRAGILIZADOS E ESTAVA COLADA EM UMA PLACA DE EUCATEX. ESTE SEGUNDO SUPORTE FOI RETIRADO POR CAMADAS, DEVIDO À FRAGILIDADE DO SUPORTE ORIGINAL, COM BISTURI E NO FINAL COM COLA DE AMIDO BEM SECA E RASPAGEM COM ESPÁTULA. FORAM FEITOS ALGUNS REPAROS COM PAPEL NEUTRO JAPONÊS. FOI FEITA UMA VELATURA COM PAPEL JAPONÊS KASHIKI 35GR. (VIDE LAUDO MARIZA).
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Termo de aquisição
RECIBO DE COMPRA
Data de Aquisição
12/06/2001
Proprietário de origem
ELDA SERCELLI / FLORENÇA SERCELLI / BRUNA SERCELLI
Coletor/Curador
SOLANGE FERRAZ DE LIMA
Número Anterior
0