RUA DO ROSÁRIO, 1858
Autoria
Assinatura
J.W.R. 920
Nome Artístico
JOSÉ WASTH RODRIGUES
Agente Produtor
NÃO HÁ
Local de produção
BRASIL
Século
20
Fase (século)
1º QUARTEL
Década
1910
Data
/ /1920
Data Observações
NÃO ATRIBUÍDO
Período
Técnica
ÓLEO SOBRE TELA
Altura sem moldura
109
Largura sem moldura
159
Altura com moldura
136
Largura com moldura
186
Diâmetro com moldura
0
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
* SOBRE O PINTOR: 1891/1909 - SÃO PAULO NASCE EM SÃO PAULO A 19 DE MARÇO. DE 1908 A 1909, ESTUDA PINTURA COM OSCAR PEREIRA DA SILVA (1867 - 1939). CA.1910/CA.1914 - PARIS TENDO SIDO AGRACIADO COM UMA PENSÃO CONCEDIDA PELO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, VIAJA PARA PARIS, ONDE ESTUDA PINTURA COM JEAN-PAUL LAURENS (1838 - 1921), NA ACADEMIA JULIEN E NA ESCOLA DE BELAS ARTES. NESTA ESCOLA, FREQÜENTA AULAS DE LUCIEN SIMON (1834 - 1910) E NANDI. NESTE PERÍODO, CONVIVEU COM OS SEGUINTES ARTISTAS BRASILEIROS: MUGNAINI (1895 - 1975), ALÍPIO DUTRA (1892 - 1964) E MONTEIRO FRANÇA (1875 - 1944). TORNA-SE AMIGO DE AMADEO MODIGLIANI (1884 - 1920) QUE RESIDIA EM LOCAL PRÓXIMO A SUA CASA. EM 1914, PARTICIPA DO SALÃO OFICIAL DE PARIS. 1914 - SÃO PAULO RETORNA EM SETEMBRO DE PARIS. EM 1916, INAUGURA UM CURSO DE DESENHO E PINTURA JUNTAMENTE COM GEORG ELPONS (1865 - 1939) E WILLIAM ZADIG (1884 - 1952). EM 1917, JUNTAMENTE COM GUILHERME DE ALMEIDA (1890 - 1969), VENCE O CONCURSO INSTITUÍDO EM 8 DE MARÇO PELO PREFEITO WASHINGTON LUIZ (1869 - 1957), PARA A CRIAÇÃO DO BRASÃO HERÁLDICO DA CIDADE DE SÃO PAULO. A PARTIR DE ENTÃO, CRIOU INÚMEROS BRASÕES MUNICIPAIS (COM AFONSO D'ESCRAGNOLLE TAUNAY, CRIA OS BRASÕES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EM 1922, GUARULHOS EM 1932 E UBATUBA EM 1937; COM GUILHERME DE ALMEIDA, ALÉM DO BRASÃO DE SÃO PAULO, CRIOU O DE PETRÓPOLIS EM 1929 E O DE RIBEIRÃO PRETO EM 1949), ALÉM DO BRASÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO EM 1932. NESSE MESMO ANO, JUNTAMENTE COM MONTEIRO LOBATO (1882 - 1948) E AMADEU AMARAL (1875 - 1929) INTEGRA A COMISSÃO RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA EXPOSIÇÃO DO SACI. EM 1918, REALIZA ILUSTRAÇÃO DE CAPA PARA O LIVRO URUPÊS, ESCRITO POR MONTEIRO LOBATO E PUBLICADO PELA RECÉM INAUGURADA EDITORA MONTEIRO LOBATO. A PARTIR DE ENTÃO, REALIZOU ILUSTRAÇÕES PARA OUTROS LIVROS: "LIVRO DE HORAS DE SÓROR DOLOROSA", DE GUILHERME DE ALMEIDA (1920); "UNIFORMES DO EXÉRCITO BRASILEIRO 1720-1922", COM TEXTOS DE GUSTAVO BARROSO (1922); FAZ CAPA E ILUSTRAÇÕES PARA "A FLOR QUE FOI UM HOMEM (NARCISO)", DE GUILHERME DE ALMEIDA (1925); "BRASÕES E BANDEIRAS DO BRASIL", COM TEXTO DE CLÓVIS RIBEIRO (1933); "A VIDA DE PAULO EIRÓ", DE AFONSO SCHMIDT (1940) E "VIDA E MORTE DO BANDEIRANTE", DE ALCÂNTARA MACHADO (1943). A PARTIR DE 1918, SE DEDICOU TAMBÉM AO ESTUDO DE ARQUITETURA COLONIAL, HERÁLDICA E COSTUMES CIVIS E MILITARES. NESSE SENTIDO, VIAJOU EM 1918 POR DIVERSAS CIDADES COLONIAIS MINEIRAS, ONDE REALIZOU UMA SÉRIE DE AQUARELAS E DESENHOS. PUBLICOU TAMBÉM DIVERSOS ARTIGOS E DESENHOS HISTÓRICOS (SOBRE ARTE COLONIAL NO JORNAL "O ESTADO DE S. PAULO", EM 1926; NA REVISTA "ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA", PUBLICA, EM 1927, UMA SÉRIE DE DESENHOS SOBRE OS PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO DO CAFÉ, EM 1928, DESENHOS DE MOBILIÁRIO E EM 1939, DESENHOS DE MONJOLO E CARRETÃO; NA "REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL", UM ARTIGO INTITULADO "MÓVEIS ANTIGOS DE MINAS GERAIS" EM 1943; EM 1945 PUBLICA UM ESTUDO CHAMADO "DOCUMENTÁRIO ARQUITETÔNICO" RELATIVO À ANTIGA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL; EM 1957, PUBLICA O LIVRO "CAPÍTULOS DE ARMARIA: ARTILHARIA"), E TRABALHOU TAMBÉM NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO BRASILEIRO (EM 1935-6, EXECUTOU O DESENHO DOS BANCOS E DAS GRADES DE FERRO PARA A RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, DE OURO PRETO, PROJETO REALIZADO SOB A COORDENAÇÃO DA INSPETORIA DOS MONUMENTOS NACIONAIS E, A PARTIR DE 1950, INTEGROU O CONSELHO TÉCNICO CONSULTIVO DA DIRETORIA DO SERVIÇO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - SPHAN). EM 1922, EXECUTA UM PAINEL DE AZULEJOS PARA O OBELISCO DA MEMÓRIA, LOCALIZADO NA LADEIRA DA MEMÓRIA, EM SÃO PAULO. ESTE TRABALHO RESGATA A TÉCNICA DE PINTURA EM AZULEJO PRATICADA PELOS COLONIZADORES. NESSE MESMO ANO, REALIZA UMA SÉRIE DE QUATRO MONUMENTOS PARA ORNAMENTAR A CASA DA MAIORIDADE, O POUSO DE PARANAPIACABA E O CRUZEIRO QUINHENTISTA, LOCALIZADOS NO CAMINHO DO MAR. AS OBRAS FORAM ENCOMENDADAS PELO PREFEITO WASHINGTON LUIZ. EM 1929, EXECUTA EM SANTOS UM PAINEL PARA ORNAMENTAÇÃO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, INTITULADO "A BENÇÃO DOS BARCOS". FUNDA, AINDA, EM 1932, JUNTAMENTE COM OUTROS ARTISTAS E INTELECTUAIS A SOCIEDADE PRÓ-ARTE MODERNA - SPAM. EM 1934, INTEGRA A COMISSÃO ORGANIZADORA DO 1º SALÃO PAULISTA DE BELAS ARTES E O CONSELHO DE ORIENTAÇÃO ARTÍSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. EM 1939 CRIA O EMBLEMA PARA A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, ENCOMENDADO PELO PRESIDENTE ALCÂNTARA MACHADO (1875 - 1941). EM 1957, FALECE NO RIO DE JANEIRO RJ A 21 DE ABRIL. * SOBRE A OBRA: ENCOMENDADA POR AFFONSO D'ESCRAGNOLLE TAUNAY, ENTÃO DIRETOR DO MUSEU PAULISTA, PARA COMPOR A SALA EXPOSITIVA DEDICADA A "ASPECTOS ANTIGOS DA CIDADE DE SÃO PAULO", DO MUSEU PAULISTA. OBRA FEITA COM BASE EM FOTOGRAFIA DE MILITÃO AUGUSTO DE AZEVEDO: "RUA DO ROSÁRIO (LADO DA IGREJA)".
Circulação
* EM EXPOSIÇÕES: - ENCOMENDADA PARA COMPOR A SALA DEDICADA A "ASPECTOS ANTIGOS DA CIDADE DE SÃO PAULO", DO MUSEU PAULISTA. - EM 1993, PASSOU A FAZER PARTE DA EXPOSIÇÃO "SÃO PAULO ANTIGO: UMA ENCOMENDA DA MODERNIDADE", NO MUSEU PAULISTA. - A PARTIR DE 2007, PASSOU A INTEGRAR A EXPOSIÇÃO "IMAGENS RECRIAM A HISTÓRIA", DO MUSEU PAULISTA. * EM PUBLICAÇÕES: - LAWAND, DIÓGENES NICOLAU. MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. TESE DE DOUTORADO APRESENTADA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP, 2005. - LIMA, SOLANGE FERRAZ DE; CARVALHO, VÂNIA CARNEIRO DE. "SÃO PAULO ANTIGO, UMA ENCOMENDA DA MODERNIDADE", IN: ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL. SÃO PAULO, N.1, P. 147-178, 1993. - MASSARANI, EMANUEL VON LAUENSTEIN. A PAISAGEM PAULISTANA À ÉPOCA DO TELEFONE, SÃO PAULO: TELESP, LABORGRAF, 1984. - TAUNAY, AFFONSO DE E. HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO PAULO. SÃO PAULO: MELHORAMENTOS, 1953. PG. 207.
Referências no Acervo
COLEÇÃO MILITÃO AUGUSTO DE AZEVEDO - SVDHICO E BIBLIOTECA REVISTA DO MUSEU PAULISTA VOL. 13
Bibliografia
* PUBLICAÇÕES: - (SEM AUTOR) ACADEMISMO: MARCOS HISTÓRICOS. SÃO PAULO, INSTITUTO CULTURAL ITAÚ, 1993. - (SEM AUTOR) ENCICLOPÉDIA DE ARTES VISUAIS DO ITAÚ CULTURAL, VERSÃO ONLINE NO SITE WWW.ITAUCULTURAL.ORG.BR - (SEM AUTOR) SÉCULO DA PINTURA BRASILEIRA. MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. - BRAGA, THEODORO. ARTISTAS PINTORES NO BRASIL. SÃO PAULO: SÃO PAULO EDITORA, 1942. 251 P. - CAMPOFIORITO, QUIRINO. HISTÓRIA DA PINTURA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX. PREFÁCIO CARLOS ROBERTO MACIEL LEVY. RIO DE JANEIRO: PINAKOTHEKE, 1983. 292 P., IL. P&B. COLOR. - FREIRE, LAUDELINO. UM SÉCULO DE PINTURA: APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA PINTURA NO BRASIL: DE 1816-1916. RIO DE JANEIRO: FONTANA, 1983. - LEITE, JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA. DICIONÁRIO CRÍTICO DA PINTURA NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: ARTLIVRE, 1988. - PONTUAL, ROBERTO. DICIONÁRIO DAS ARTES PLÁSTICAS NO BRASIL. APRESENTAÇÃO DE ANTÔNIO HOUAISS. TEXTOS DE MÁRIO BARATA ET AL. RIO DE JANEIRO: CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 1969. - REIS JÚNIOR, JOSÉ MARIA DOS. HISTÓRIA DA PINTURA NO BRASIL. PREFÁCIO DE OSWALDO TEIXEIRA. SÃO PAULO: LEIA, 1944. - TARASANTCHI, RUTH. PINTORES PAISAGISTAS: SÃO PAULO 1890 A 1920. SÃO PAULO: EDUSP; IMESP, 2002. * DOCUMENTAÇÃO DO MUSEU: - INVENTÁRIO AVULSO N° 1, IN: APMP/FMP - P. 215, FL. 10, N. 4. - INVENTÁRIO AVULSO N° 2, IN: APMP/FMP - P. 215, FL. 10, N. 4. - INVENTÁRIO AVULSO N° 3, IN: APMP/FMP - P. 215, FL. 13, N. 4. - INVENTÁRIO N° 6, P. 454, N. 48. - INVENTÁRIO N° 7, P. 20, N° 48.
Coleção
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Data de Aquisição
00/04/1920
Proprietário de origem
JOSÉ WASTH RODRIGUES
Número Anterior
41