POUSO NO SERTÃO – QUEIMADA, 1826
Autoria
Autoria Atribuída
Assinatura
NÃO HÁ
Nome Artístico
AURÉLIO ZIMMERMANN
Agente Produtor
NÃO HÁ
Local de produção
BRASIL
Século
20
Fase (século)
1º QUARTEL
Década
20
Data
/ /1920
Datas Limite
1919-1920
Data Observações
NÃO ATRIBUÍDO
Período
Técnica
ÓLEO SOBRE TELA
Altura sem moldura
100
Largura sem moldura
135
Altura com moldura
121
Largura com moldura
154
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
* SOBRE O PINTOR: EM 1854 NASCE AURÉLIO ZIMMERMANN, NA SILÉSIA, ALEMANHA, ONDE ESTUDOU NA ESCOLA DE BELAS ARTES DE BERLIM E NA DE DRESDEN, TENDO SIDO ALUNO DE RAUL THUMANN (ILUSTRADOR), LEON POHLE E ERHARDT. ESTUDOU TAMBÉM GRAVURA E DESENHOU PARA REVISTAS, LIVROS E CARTAZES DE PROPAGANDA. VINDO AO BRASIL, MOROU DURANTE QUINZE ANOS NO PARANÁ, EM BUGRES, SANTA CATARINA E RIO PRETO. MUITAS DE SUAS OBRAS FORAM VENDIDAS A ESTRANGEIROS (SOBRETUDO INGLESES E AMERICANOS), RAZÃO PELA QUAL POUCAS DELAS ENCONTRAM-SE NO BRASIL. PINTOU MUITAS CENAS DA VIDA CAIPIRA, COMO "O CAÇADOR DE PORCO DO MATO", "O LADRÃO DE CAVALOS", "EM CIMA DO BURRO" E "O BICHO DO PÉ". PINTAVA TAMBÉM MUITOS ANIMAIS. EM 1907, PARTICIPOU DO SALÃO NACIONAL DE BELAS ARTES, E OBTEVE MEDALHA DE PRATA. ILUSTROU, A PEDIDO DE MONTEIRO LOBATO, O LIVRO "URUPÊS" E A "REVISTA DO BRASIL". EM 1920, FALECE EM SÃO PAULO A 26 DE FEVEREIRO. EM 1923, A FAMÍLIA DE AURÉLIO ZIMMERMANN EXPÔS 27 QUADROS SEUS NA EXPOSIÇÃO DE ARTE ALEMÃ. NESSE MESMO ANO, VON JORGE NEDDERMEYER ESCREVEU SOBRE A. ZIMMERMANN NO "DUETCHER VEREIN FÜR WISSENSCHAFT UND KUNST IN SAN PAOLO". * SOBRE A OBRA: ENCOMENDADA POR AFFONSO D'ESCARGNOLLE TAUNAY, ENTÃO DIRETOR DO MUSEU PAULISTA, PARA COMPOR A SALA EXPOSITIVA DEDICADA ÀS MONÇÕES. DE ACORDO COM PESQUISA REALIZADA NAS CORRESPONDÊNCIAS DE TAUNAY, A ENCOMENDA FOI FEITA ENTRE OS ANOS DE 1919 E 1920: HÁ REGISTROS DE PAGAMENTO A ZIMMERMANN DATADOS DE 1919, E HÁ UMA CARTA DE 15.01.1920 EM QUE TAUNAY AUTORIZA O INÍCIO DA CONFECÇÃO DAS TELAS. FEITA COM BASE EM DESENHO DE HERCULES FLORENCE ("ACAMPAMENTO NO RIO PARDO - GRUPOS"), DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO USUAL DE TAUNAY.
Circulação
* EM EXPOSIÇÕES:- EM 1925, ESTAVA EXPOSTA NA SALA A12, DEDICADA À "ICONOGRAFIA PAULISTA ANTIGA".- EM 1929, FOI EXPOSTO NA "SALA DAS MONÇÕES ALMEIDA JUNIOR", DO MUSEU PAULISTA.- DE 23/06/1940 À 02/12/1940 - ESTEVE NA "EXPOSIÇÃO HISTÓRICA DO MUNDO PORTUGUES", PAVILHÃO DO BRASIL , EM LISBOA, PORTUGAL. - EM 1944, SALA B 4 "MONÇÕES", MUSEU PAULISTA. -A PARTIR DE 2007, PASSOU A INTEGRAR A EXPOSIÇÃO "IMAGENS RECRIAM A HISTÓRIA", NO MUSEU PAULISTA. - EM 23/09/2017 - "VIAGENS FLUVIAIS: HOMENS E CANOAS NA ROTA DAS MONÇÕES", MUSEU REPUBLICANO "CONVENÇÃO DE ITU". * EM PUBLICAÇÕES:- HARDMAN, FRANCISCO FOOT. ZOOFONIA. SP: COMPANHIA DAS LETRAS, 2004.
Bibliografia
* PUBLICAÇÕES: - (SEM AUTOR) ACADEMISMO: MARCOS HISTÓRICOS. SÃO PAULO, INSTITUTO CULTURAL ITAÚ, 1993. - (SEM AUTOR) ENCICLOPÉDIA DE ARTES VISUAIS DO ITAÚ CULTURAL, VERSÃO ONLINE NO SITE WWW.ITAUCULTURAL.ORG.BR - (SEM AUTOR) SÉCULO DA PINTURA BRASILEIRA. MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. - BRAGA, THEODORO. ARTISTAS PINTORES NO BRASIL. SÃO PAULO: SÃO PAULO EDITORA, 1942. 251 P. - CAMPOFIORITO, QUIRINO. HISTÓRIA DA PINTURA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX. PREFÁCIO CARLOS ROBERTO MACIEL LEVY. RIO DE JANEIRO: PINAKOTHEKE, 1983. 292 P., IL. P&B. COLOR. - FREIRE, LAUDELINO. UM SÉCULO DE PINTURA: APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA PINTURA NO BRASIL: DE 1816-1916. RIO DE JANEIRO: FONTANA, 1983. - JUZARTE,J.T.:DIÁRIO DA NAVEGAÇÃO. SÃO PAULO, EDUSP, 2000, P.453. - LEITE, JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA. DICIONÁRIO CRÍTICO DA PINTURA NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: ARTLIVRE, 1988. - PAPAVERO, NELSON & TEIXEIRA, DANTES MARTINS. "A FAUNA DE SÃO PAULO NOS SÉCULOS XVI A XVIII". SÃO PAULO: EDUSP, 2004. - PARDIN, SÔNIA LENI CHAMON. IMAGENS DE UM RIO: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA ICONOGRAFIA DO RIO TIETÊ. CAMPINAS, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, IFCH - UNICAMP, 2005. - PONTUAL, ROBERTO. DICIONÁRIO DAS ARTES PLÁSTICAS NO BRASIL. APRESENTAÇÃO DE ANTÔNIO HOUAISS. TEXTOS DE MÁRIO BARATA ET AL. RIO DE JANEIRO: CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 1969. - REIS JÚNIOR, JOSÉ MARIA DOS. HISTÓRIA DA PINTURA NO BRASIL. PREFÁCIO DE OSWALDO TEIXEIRA. SÃO PAULO: LEIA, 1944. - TARASANTCHI, RUTH. PINTORES PAISAGISTAS: SÃO PAULO 1890 A 1920. SÃO PAULO: EDUSP; IMESP, 2002. * DOCUMENTAÇÃO DO MUSEU: - CORRESPONDÊNCIAS DE 30/07/1919, 27/10/1919, 19/12/1919, IN: APMP/FMP - P. 109. - CORRESPONDÊNCIA DE 15/01/1920, IN: APMP/FMP - P. 110 - INVENTÁRIO AVULSO N° 1, IN: APMP/FMP - P. 215, P. 17. - INVENTÁRIO AVULSO N° 3, IN: APMP/FMP - P. 215, P. 4. - INVENTÁRIO N° 6, IN: APMP/FMP. - INVENTÁRIO N° 7, IN: APMP/AMP - L. 213, P. 2. - RELATÓRIO DE 1929, IN: APMP/FMP - L. 13, P. 14-15.
Coleção
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Data de Aquisição
/ /1920
Proprietário de origem
AURELIO ZIMMERMANN
Número Anterior
872