PARTIDA DA MONÇÃO
Assinatura
ALMEIDA JR. SÃO PAULO 1897
Nome Artístico
ALMEIDA JÚNIOR
Agente Produtor
NÃO HÁ
Local de produção
SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL
Século
19
Fase (século)
4º QUARTEL
Década
1890
Data
/ /1897
Data Observações
NÃO ATRIBUÍDO
Período
Técnica
ÓLEO SOBRE TELA
Altura sem moldura
390
Largura sem moldura
640
Altura com moldura
392
Largura com moldura
645
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
* SOBRE O PINTOR: 1850 - NASCE EM ITU SP A 8 DE MAIO 1869/1874 - RIO DE JANEIRO: CURSA DESENHO COM O PROFESSOR JULES LE CHEVREL (CA.1810 - 1872) E PINTURA COM VICTOR MEIRELLES (1832 - 1903), NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES - AIBA. NESSE PERÍODO, RECEBE DIVERSAS MEDALHAS DA AIBA (EM 1871, MEDALHA DE PRATA E PEQUENA MEDALHA DE OURO EM DESENHO FIGURADO; EM 1872, MEDALHA DE OURO EM PINTURA HISTÓRICA E MEDALHA DE PRATA EM MODELO VIVO; EM 1874, GRANDE MEDALHA DE OURO PELA OBRA RESSURREIÇÃO DO SENHOR) 1875/1876 - ITU: ABRE ATELIÊ E TRABALHA COMO RETRATISTA E PROFESSOR DE DESENHO; O IMPERADOR DOM PEDRO II (1825 - 1891) IMPRESSIONA-SE COM SEU TRABALHO E CONCEDE-LHE BOLSA DE ESTUDOS PARA A EUROPA 1876/1882 - PARIS E ITÁLIA: MATRICULA-SE NA ÉCOLE NATIONAL SUPÉRIEURE DES BEAUX-ARTS [ESCOLA NACIONAL SUPERIOR DE BELAS ARTES]; MAIS TARDE TORNA-SE ALUNO DE ALEXANDRE CABANEL (1823 - 1889). EM PARIS, RECEBE AS MEDALHAS DE TERCEIRO LUGAR EM DESENHOS E ORNATOS E MENÇÃO PROVISÓRIA (1878), NA ÉCOLE NATIONAL SUPÉRIEURE DES BEAUX-ARTS. EM 1881, PARTICIPOU DO SALÃO DOS ARTISTAS FRANCESES, COM A TELA "FUGA PARA O EGITO". EM 1882, VIAJA PARA A ITÁLIA E ENCONTRA-SE COM RODOLFO E HENRIQUE BERNARDELLI. 1883/CA.1899 - BRASIL: ABRE ATELIÊ NA RUA DA GLÓRIA (FUNDOS DO TEATRO SÃO JOSÉ), EM SÃO PAULO. DE 1884 A 1887, DÁ AULAS PARTICULARES A PEDRO ALEXANDRINO (1856 - 1942). EM 1885, É AGRACIADO PELO GOVERNO IMPERIAL COM TÍTULO DE CAVALEIRO DA ORDEM DA ROSA, SEGUNDO DECRETO IMPERIAL. EM 1886, RECEBE CONVITE DE VICTOR MEIRELLES PARA OCUPAR SUA VAGA NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES (AIBA - RJ) COMO PROFESSOR DE PINTURA HISTÓRICA. NÃO ACEITA. EM 1889 GANHA MEDALHA DE OURO DE PRIMEIRA CLASSE NA AIBA. ENTRE OS ANOS DE 1890 E 1899, RECEBE VÁRIOS PRÊMIOS AQUISIÇÃO NA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES (ENBA, ANTIGA AIBA). 1896 - EUROPA: ACOMPANHA PEDRO ALEXANDRINO, QUE VIAJA PARA COMPLETAR SEUS ESTUDOS COM BOLSA DO GOVERNO DE SÃO PAULO. 1899 - SÃO PAULO: REÚNE-SE NO GRÊMIO 6 DE JANEIRO COM INTELECTUAIS DE SÃO PAULO VISANDO AO PRESTÍGIO DAS ARTES EM TODAS AS MODALIDADES. FALECE NESTE MESMO ANO EM PIRACICABA, A 13 DE NOVEMBRO, ASSASSINADO. * SOBRE A OBRA: HÁ VÁRIOS ESBOÇOS DESTA TELA. UM DELES É DO MP E FOI ADQUIRIDO EM ABRIL DE 1939, POR INICIATIVA DE AFFONSO D'ESCRAGNOLLE TAUNAY, ENTÃO DIRETOR DO MUSEU PAULISTA. SABE-SE QUE HÁ AINDA OUTRO ESBOÇO NA PINACOTECA DO ESTADO, E OUTRO NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, ALÉM DE INÚMEROS ESBOÇOS PARCIAIS, ESTUDOS DE PERSONAGENS, ETC. A FICHA DE REGISTRO DA PEÇA NO MUSEU PAULISTA INFORMA AINDA QUE A TELA FOI PRODUZIDA, EM 1897, COM BASE EM DESENHOS ("PARTIDA DE UMA EXPEDIÇÃO MERCANTIL DE PORTO FELIZ PARA CUIABÁ") E NARRATIVAS DE HERCULES FLORENCE. EM UM ARTIGO, MARIALIZ CHRISTO TRATA DA CONFECÇÃO DESTA TELA, CONFORME TRANSCRITO ABAIXO: "UM DOS PRIMEIROS QUADROS SOBRE O TEMA [DOS BANDEIRANTES], A PARTIDA DA MONÇÃO, DE ALMEIDA JR. (1850-1899) DATADO DE 1897, SEGUNDO O BIÓGRAFO DO ARTISTA, FORA-LHE SUGERIDO PELO PRÓPRIO DIRETOR DO IHGSP. ALMEIDA JR. TERIA TOMADO COMO BASE UMA SÉRIE DE ESBOÇOS DE AUTORIA DE HERCULES FLORENCE (1804-1879). PARA TAUNAY: 'A SUA ARTE CULMINA NESSE MAGNÍFICO PAINEL DE PINTURA HISTÓRICA QUE É A PARTIDA DA MONÇÃO, UMA DAS MAIS FORTES OBRAS ARTÍSTICAS DEVIDAS A ARTISTA BRASILEIRO, EXTRAORDINÁRIA COMO SINCERIDADE, NATURALIDADE DOS TIPOS REUNIDOS, AMBIÊNCIA E VERISMO" (IN: CHRISTO, M. C. V. "BANDEIRANTES NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO ICONOGRÁFICO", IN: PROJETO HISTÓRIA. SÃO PAULO, (24) JUN. 2002). CONFORME PESQUISA REALIZADA POR OSÉAS SINGH JR., A TELA PROVAVELMENTE FOI PRODUZIDA TENDO EM VISTA O ESPAÇO DO MUSEU PAULISTA, JÁ QUE HAVIA A EXPECTATIVA DE COMPRA POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO. NO ENTANTO, COMO MOSTRA A PESQUISA ATRAVÉS DO RECURSO A FONTES PRIMÁRIAS (JORNAIS, CORRESPONDÊNCIAS, ETC), A TELA DEMOROU A SER ADQUIRIDA PELO ESTADO, O QUE SÓ OCORREU DEPOIS DA MORTE DO ARTISTA E APÓS 2 ANOS DE SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO PÚBLICA. A TELA FOI ADQUIRIDA PELO SECRETARIA DOS NEGÓCIOS DO INTERIOR DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E DOADA AO MUSEU PAULISTA EM 1901. NO ENTANTO, COM A CRIAÇÃO DA PINACOTECA DO ESTADO, EM 1905, A MESMA SECRETARIA DECIDIU TRANSFERIR A TELA PARA LÁ, ONDE FICOU ATÉ 1929. NESSE ANO, NOVAMENTE POR DECISÃO DA SECRETARIA DO INTERIOR, A TELA FOI RETRANSFERIDA PARA O MUSEU PAULISTA, ONDE FICOU PERMANENTEMENTE DESDE ENTÃO. TODAS ESSAS TRANSFERÊNCIAS DERAM ORIGEM A UMA "DISPUTA" (PACÍFICA) ENTRE A PINACOTECA DO ESTADO E O MUSEU PAULISTA QUE SE DESENROLOU ATÉ 1990, QUANDO A PINACOTECA ELABOROU UM DOSSIÊ NO QUAL REGULARIZA A SITUAÇÃO, E ACEITANDO A PROPRIEDADE DO MUSEU PAULISTA.
Circulação
Em exposições: 23/12/1897 a 15/05/1898 - na rua do Paredão (atual Xavier de Toledo), São Paulo, primeira exibição pública, patrocinada pelo próprio artista. 1898 - Rio de Janeiro - VII Exposição Geral de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ (medalha de ouro de 1a classe). 11/01/1900 a 02/1900 - Exposição Almeida Junior: homenagem da Comissão de Amigos, na rua São Bento, São Paulo, SP. 1902-1905- galeria - 1o andar, Museu Paulista. 1905-1929 - Pinacoteca do Estado de São Paulo (transferida do Museu Paulista), São Paulo, SP. 1929-1939 - Sala A 9 - "Consagrada às monções e a Almeida Júnior", Museu Paulista. 1939-1947 - Sala A 9 - "Galeria Almeida Júnior", Museu Paulista. 1993 - “Tietê: imagens de um rio”, Museu Paulista. 2005 - “Cartografia de uma história. São Paulo: mapas e relatos”, Museu Paulista. 2007-2013 - "Imagens recriam a história", Museu Paulista. 06/09/2022 - “Passados imaginados”, Museu Paulista.
Referências no Acervo
Tela "Partida da monção (estudo)" - IC 1-19170-0000-0000
Bibliografia
ALMEIDA Júnior em notícias. Matérias publicadas entre 1872 e 1900. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 290, 301-312. AMARAL, Aracy. A luz de Almeida Júnior. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 240, 243. BARBUY, Heloisa; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de; ALMEIDA, Adilson José de; RIBEIRO, Angela Maria Gianeze; MAKINO, Miyoko; BERALDO, Luciano Antonio. O sistema documental do Museu Paulista: a construção de um banco de dados e imagens num museu universitário em transformação. In: OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles; BARBUY, Heloisa (orgs.). Imagem e produção do conhecimento = Image et production de connaissance. Tradução de Jean Briant. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2002. p. 19. (18èmes Rencontres Internationales Image et Science). BORREGO, Maria Aparecida de Menezes; ANDRADE, Bernardo Luís Rodrigues de; CECCANTINI, Gregório Cardoso Tápias; VEIGA, Milena de Godoy; ESTEVES, Felipe Rocha; BULLA, Pedro Henrique; VALENTE, Gabriel Bustani. Trajetória e reconstituição digital de uma canoa do Museu Paulista – USP. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 27, p. 1-41 [reproduzido p. 12], 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e18d1. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/151954. BRAGA, Carlos d’Almeida Braga. A Secção de Historia do Museu Paulista. Revista Numismática, São Paulo, 1933. p. 107-117. EXPOSIÇÃO Almeida Júnior: homenagem da comissão de amigos, em 11 jan. 1900. São Paulo: Tipografia Andrade Melo, 1900. HESSEL, Rodolfo Jacob. Iconografia monçoeira: imagens e ideologia. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006. [reproduzido p. 45, 99, 115]. KIEFFER, Anna Maria. Música para uma exposição cartográfica. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 35-49 [reproduzido p. 41], 2009. DOI: 10.1590/S0101-47142009000100004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5503. LOURENÇO, Maria Cecília França. Almeida Júnior: um criador imaginário. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 47-9, 60-3, 71-4, 92-6, 135-8, 143-8, 208. LOURENÇO, Maria Cecília França. Revendo Almeida Júnior. 1980. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980, 2 vol. MARINS, Paulo César Garcez. Museu do Ipiranga - USP. São Paulo: Instituto Cultural J. Safra, 2022. p. 31. MARINS, Paulo César Garcez. O museu da paz. In: MARINS, Paulo César Garcez (coord. ed.). Passados imaginados. São Paulo: Edusp: Museu Paulista, 2022. p. 25. (Coleção Museu do Ipiranga 2022, 3). MATTOS, Cláudia Valadão de. Da Palavra à Imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 123-145 [reproduzido p. 141], 1999. DOI: 10.1590/S0101-47141999000100006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5363. MELLO E SOUZA, Gilda de. Pintura brasileira contemporânea: os precursores. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 258. MENDONÇA, Valéria de. A trajetória e o restauro da obra Nhá Chica. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 266, 268. MOTTA JUNIOR, Cezario N. de A. Porto-Feliz e as "monções" para Cuyabá. In: LISBOA, José Maria. Almanach litterario de São Paulo para o anno de 1884. 7o anno. Edição fac-similar. São Paulo: Imesp: IHGSP, 1983. p. 131-151. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/2088. MUSEU Paulista da Universidade de São Paulo. São Paulo: Safra, 1984. p. 176-177. NASCIMENTO, Ana Paula; MAU, Maia. Cronologia em primeira mão. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 20-28. NASCIMENTO, Ana Paula. Memória disputada: Almeida Júnior no Museu Paulista e na Pinacoteca do Estado de São Paulo: anos 1930. In: BRANDÃO, Angela; TATSCH, Flavia Galli; DRIEN, Marcela (orgs.). Política(s) na História da Arte. Redes, Contextos e Discursos de Mudança. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2017, p. 311-324. NERY, Pedro. O caipira no salão de honra em 1895. In: MARINS, Paulo César Garcez (coord. ed.). Uma história do Brasil. São Paulo: Edusp: Museu Paulista, 2022. p. 104. (Coleção Museu do Ipiranga 2022, 2). PARDIM, Sonia Leni Chamon. Imagens de um rio: um olhar sobre a iconografia do rio Tietê. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. [reproduzido p. 206]. PITTA, Fernanda. Pintura de costumes como pintura de história: A partida da monção, de José Ferraz de Almeida Júnior. In: PICCOLI, Valéria; PITTA, Fernanda. Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016. p. 93-111. PITTA, Fernanda. Pintura de costumes como pintura de história. In: MARINS, Paulo César Garcez (coord. ed.). Passados imaginados. São Paulo: Edusp: Museu Paulista, 2022. p. 71. (Coleção Museu do Ipiranga 2022, 3). PITTA, Fernanda Mendonça. Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior. 2013. Tese (Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.27.2013.tde-07022014-143843. SANTA ROSA, Neide Schilaro. José Ferraz de Almeida Júnior. São Paulo: Moderna, 1999. p. 22-3 (reprodução) (Coleção mestres das artes no Brasil). SINGH JUNIOR, Oséas. Partida da Monção: tema histórico em Almeida Júnior. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 2004. TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Galeria do Museu Paulista: A partida da monção. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 6 jun. 1943. p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/364568_13/16411. TAUNAY, Afonso d’Escragnolle (org.). Relatos monçoeiros. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1953. [reproduzido entre p. 194 e 195].PUBLICAÇÕES:- (SEM AUTOR) ACADEMISMO: MARCOS HISTÓRICOS. SÃO PAULO, INSTITUTO CULTURAL ITAÚ, 1993.- (SEM AUTOR) ENCICLOPÉDIA DE ARTES VISUAIS DO ITAÚ CULTURAL, VERSÃO ONLINE NO SITE WWW.ITAUCULTURAL.ORG.BR- (SEM AUTOR) SÉCULO DA PINTURA BRASILEIRA. MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES.- BRAGA, THEODORO. ARTISTAS PINTORES NO BRASIL. SÃO PAULO: SÃO PAULO EDITORA, 1942.- CHRISTO, M. C. V. "BANDEIRANTES NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO ICONOGRÁFICO", IN: PROJETO HISTÓRIA. SÃO PAULO, (24) JUN. 2002.- CAMPOFIORITO, QUIRINO. HISTÓRIA DA PINTURA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX. PREFÁCIO CARLOS ROBERTO MACIEL LEVY. RIO DE JANEIRO: PINAKOTHEKE, 1983. 292 P., IL. P&B. COLOR.- FREIRE, LAUDELINO. UM SÉCULO DE PINTURA: APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA PINTURA NO BRASIL: DE 1816-1916. RIO DE JANEIRO: FONTANA, 1983. - GRESSLER, LORI ALICE ET ALII. HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL. SÃO PAULO, FTD, 2004.- JUZARTE,J.T. DIÁRIO DA NAVEGAÇÃO. SÃO PAULO, EDUSP, 2000, P.445.- LEITE, JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA. DICIONÁRIO CRÍTICO DA PINTURA NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: ARTLIVRE, 1988. - MORAES, FÁBIO RODRIGO. UMA COLEÇÃO DE HISTÓRIA EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS: O MUSEU PAULISTA DE HERMANN VON IHERING. SÃO PAULO, RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, MP-USP, 2006.- PAIVA, ORLANDO M. (ED.) O MP DA USP. SÃO PAULO, BANCO SAFRA, 1984 , P.177.- PARDIN, SÔNIA LENI CHAMON. IMAGENS DE UM RIO: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA ICONOGRAFIA DO RIO TIETÊ. CAMPINAS, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, IA-UNICAMP, 2005.- PONTUAL, ROBERTO. DICIONÁRIO DAS ARTES PLÁSTICAS NO BRASIL. APRESENTAÇÃO DE ANTÔNIO HOUAISS. TEXTOS DE MÁRIO BARATA ET AL. RIO DE JANEIRO: CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 1969.- REIS JÚNIOR, JOSÉ MARIA DOS. HISTÓRIA DA PINTURA NO BRASIL. PREFÁCIO DE OSWALDO TEIXEIRA. SÃO PAULO: LEIA, 1944. - SINGH JR, O. "PARTIDA DA MONÇÃO - TEMA HISTÓRICO EM ALMEIDA JUNIOR. CAMPINAS, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, IFCH-UNICAMP, 2004.- TARASANTCHI, RUTH. PINTORES PAISAGISTAS: SÃO PAULO 1890 A 1920. SÃO PAULO: EDUSP; IMESP, 2002.- VIALOU, AGUEDA VILHENA. PRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO: CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS E FRANCESAS - VOL I: SANTA ELINA. SÃO PAULO, EDUSP, 2004.* DOCUMENTAÇÃO DO MUSEU PAULISTA:- CORRESPONDÊNCIA DE 03/10/1901 E 05.10.1901, IN: APMP/FMP.- CORRESPONDÊNCIA DE 09.12.1905, IN: APMP/FMP.- CORRESPONDÊNCIA DE 05/04/1939, IN: APMP/FMP.- CD-ROM DOSSIÊ DA DISPUTA ENTRE PINACOTECA DO ESTADO - MUSEU PAULISTA. - INVENTÁRIO N.7, IN: APMP/FMP - L. 213, P. 2.- RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 1901-1902, IN: REVISTA DO MP, V. 6, 1904, P. 6.- RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 1929 - APMP/FMP - L. 13, PG. 12.- RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 1939 - APMP/FMP - L. 23, "ANEXO DO ASSISTENTE DA SECÇÃO DE HISTÓRIA - OBJETOS ENTRADOS EM 1939".* JORNAIS:- "A NAÇÃO" DE 21.12.1897.- "A NAÇÃO" DE 24.12.1897.- "A NAÇÃO" DE 21.01.1898.- "A NAÇÃO" DE 22.01.1898.- "CASA BRANCA" DE 31.10.1929. - "CORREIO PAULISTANO" DE 12.01.1900.- "CORREIO PAULISTANO" DE 12.04.1901.- "DIÁRIO POPULAR" DE 27.08.1901.- "JORNAL DO COMMERCIO" (RIO DE JANEIRO) DE 06.06.1943. - "JORNAL DE PIRACICABA" DE 16.11.1941.- "O ESTADO DE S. PAULO" DE 27.01.1900.- "O ESTADO DE S. PAULO" DE 02.03.1900.
Coleção
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
DOAÇÃO
Data de Aquisição
/ /1901
Proprietário de origem
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Número Anterior
816