PARTIDA DA MONÇÃO (ESTUDO)
Código
1-19170-0000-0000
Título
PARTIDA DA MONÇÃO (ESTUDO)
Título Atribuído
Não
Denominação
Observações
[cerca de 1897]
Autoria Atribuída
Assinatura
Almeida Jor
Nome Artístico
ALMEIDA JÚNIOR
Agente Produtor
NÃO HÁ
Local de produção
BRASIL
Século
19
Fase (século)
Quarto quartel
Década
1890
Data
/
Datas Limite
1895-1897
Data Observações
ATRIBUÍDO
Período
Técnica
ÓLEO SOBRE TELA
Altura sem moldura
35
Largura sem moldura
60
Altura com moldura
0
Largura com moldura
0
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
* SOBRE O PINTOR: 1850 - NASCE EM ITU SP A 8 DE MAIO 1869/1874 - RIO DE JANEIRO: CURSA DESENHO COM O PROFESSOR JULES LE CHEVREL (CA.1810 - 1872) E PINTURA COM VICTOR MEIRELLES (1832 - 1903), NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES - AIBA. NESSE PERÍODO, RECEBE DIVERSAS MEDALHAS DA AIBA (EM 1871, MEDALHA DE PRATA E PEQUENA MEDALHA DE OURO EM DESENHO FIGURADO; EM 1872, MEDALHA DE OURO EM PINTURA HISTÓRICA E MEDALHA DE PRATA EM MODELO VIVO; EM 1874, GRANDE MEDALHA DE OURO PELA OBRA RESSURREIÇÃO DO SENHOR) 1875/1876 - ITU: ABRE ATELIÊ E TRABALHA COMO RETRATISTA E PROFESSOR DE DESENHO; O IMPERADOR DOM PEDRO II (1825 - 1891) IMPRESSIONA-SE COM SEU TRABALHO E CONCEDE-LHE BOLSA DE ESTUDOS PARA A EUROPA 1876/1882 - PARIS E ITÁLIA: MATRICULA-SE NA ÉCOLE NATIONAL SUPÉRIEURE DES BEAUX-ARTS [ESCOLA NACIONAL SUPERIOR DE BELAS ARTES]; MAIS TARDE TORNA-SE ALUNO DE ALEXANDRE CABANEL (1823 - 1889). EM PARIS, RECEBE AS MEDALHAS DE TERCEIRO LUGAR EM DESENHOS E ORNATOS E MENÇÃO PROVISÓRIA (1878), NA ÉCOLE NATIONAL SUPÉRIEURE DES BEAUX-ARTS. EM 1881, PARTICIPOU DO SALÃO DOS ARTISTAS FRANCESES, COM A TELA "FUGA PARA O EGITO". EM 1882, VIAJA PARA A ITÁLIA E ENCONTRA-SE COM RODOLFO E HENRIQUE BERNARDELLI. 1883/CA.1899 - SÃO PAULO: ABRE ATELIÊ NA RUA DA GLÓRIA (FUNDOS DO TEATRO SÃO JOSÉ). DE 1884 A 1887, DÁ AULAS PARTICULARES A PEDRO ALEXANDRINO (1856 - 1942). EM 1885, É AGRACIADO PELO GOVERNO IMPERIAL COM TÍTULO DE CAVALEIRO DA ORDEM DA ROSA, SEGUNDO DECRETO IMPERIAL. EM 1886, RECEBE CONVITE DE VICTOR MEIRELLES PARA OCUPAR SUA VAGA NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES (AIBA - RJ) COMO PROFESSOR DE PINTURA HISTÓRICA. NÃO ACEITA. EM 1889 GANHA MEDALHA DE OURO DE PRIMEIRA CLASSE NA AIBA. ENTRE OS ANOS DE 1890 E 1899, RECEBE VÁRIOS PRÊMIOS AQUISIÇÃO NA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES - ENBA (ANTIGA AIBA). 1896 - EUROPA: ACOMPANHA PEDRO ALEXANDRINO, QUE VIAJA PARA COMPLETAR SEUS ESTUDOS COM BOLSA DO GOVERNO DE SÃO PAULO. 1899 - SÃO PAULO: REÚNE-SE NO GRÊMIO 6 DE JANEIRO COM INTELECTUAIS DE SÃO PAULO VISANDO AO PRESTÍGIO DAS ARTES EM TODAS AS MODALIDADES. FALECE NESTE MESMO ANO EM PIRACICABA, A 13 DE NOVEMBRO, ASSASSINADO. * SOBRE A OBRA: "A PARTIDA DA MONÇÃO" POSSUI VÁRIOS ESTUDOS, SENDO ESTE, DO ACERVO DO MP, UM DELES. LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO QUE A TELA FINAL FICOU PRONTA EM 1897, CONCLUI-SE QUE ESTE ESTUDO É ANTERIOR A ESTA DATA. SABEMOS QUE HÁ UM OUTRO ESTUDO NO ACERVO DA PINACOTECA DO ESTADO, ASSIM COMO NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, E QUE HÁ MUITOS ESBOÇOS PARCIAIS DOS PERSONAGENS DESTA TELA, COMO DEMONSTRA A TESE SOBRE ALMEIDA JUNIOR DEFENDIDA NA UNICAMP (IN: SINGH JR, O. "PARTIDA DA MONÇÃO - TEMA HISTÓRICO EM ALMEIDA JUNIOR. CAMPINAS, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, IFCH-UNICAMP, 2004) E UMA NOTA QUE CONSEGUIMOS ENCONTRAR NO ESTADO DE S. PAULO DE 02.03.1900 (SEÇÃO "ARTES E ARTISTAS") EM QUE INFORMA-SE SOBRE O LEILÃO DE QUADROS DE ALMEIDA JR. NESTA NOTA, SÃO LISTADOS TODOS OS QUADROS VENDIDOS E OS RESPECTIVOS COMPRADORES, CONSTANDO A VENDA DE "CABEÇA, ESBOÇO DE UMA FIGURA DA PARTIDA DA MONÇÃO, DO MESMO [DR. RODOLPHO COIMBRA] POR 160$000". (IN: O ESTADO DE S. PAULO, 02.03.1900, MICROFILMES DO ACERVO DO MP). ESTE ESBOÇO FOI ADQUIRIDO POR AFFONSO D'ESCRAGNOLLE TAUNAY, ENTÃO DIRETOR DO MUSEU PAULISTA, EM 1939. CONFORME PESQUISA REALIZADA NAS CORRESPONDÊNCIAS DO MP, VERIFICA-SE QUE TAUNAY ESTAVA À PROCURA DO ESBOÇO QUE, ENCONTRADO, FOI PRONTAMENTE ADQUIRIDO DE SUA PROPRIETÁRIA, DNA. ANTONIETA PRADO ARINOS DE MELO FRANCO.
Circulação
Em exposições: 11/01/1900 a 02/1900 - Exposição Almeida Júnior: homenagem da Comissão de Amigos, na rua São Bento; 1939-1947 - Sala A 9 - "Galeria Almeida Júnior", Museu Paulista; 2007-2013 - "Imagens recriam a história", Museu Paulista; 23/09/2017 - 2021 - "Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções", Museu Republicano "Convenção de Itu"; 06/09/2022 - “Passados imaginados”, Museu Paulista
Referências no Acervo
Tela "Partida da monção" - IC 1-19137-0000-0000
Bibliografia
BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Hercule Florence, Afonso Taunay e sala das monções no Museu Paulista (1944-1947). In: NASCIMENTO, Ana Paula; BORREGO, Maria Aparecida de Menezes (org.). Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence. São Paulo: Museu Paulista da USP: Instituto Hercule Florence, 2021. p. 175-243 [reproduzido p. 188]. Disponível em: https://mp.usp.br/sites/default/files/ebook_-_museu_paulista_e_as_memorias_das_narrativas_de_aime-adrien_taunay_e_hercule_florence.pdf. BORREGO, Maria Aparecida de Menezes; NASCIMENTO, Ana Paula. Monçoeiros ou bandeirantes no rio Tietê? Representações visuais no Monumento às Monções e no brasão de Porto Feliz. História (São Paulo), v. 41, e2022033, 2022. p. 1-23 [reproduzido p. 11]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/MfFKXP8MjWd7YYJ3ZCmjjDr/?format=pdf&lang=pt. BORREGO, Maria Aparecida de Menezes; ANDRADE, Bernardo Luís Rodrigues de; CECCANTINI, Gregório Cardoso Tápias; VEIGA, Milena de Godoy; ESTEVES, Felipe Rocha; BULLA, Pedro Henrique; VALENTE, Gabriel Bustani. Trajetória e reconstituição digital de uma canoa do Museu Paulista – USP. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 27, p. 1-41 [reproduzido p. 32], 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e18d1. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/151954. HESSEL, Rodolfo Jacob. Iconografia monçoeira: imagens e ideologia. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006. [reproduzido p. 117]. LOURENÇO, Maria Cecília França. Almeida Júnior: um criador imaginário. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 47, 141. LOURENÇO, Maria Cecília França. Revendo Almeida Júnior. 1980. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980, 2 vol. MARINS, Paulo César Garcez. Museu do Ipiranga - USP. São Paulo: Instituto Cultural J. Safra, 2022. p. 30. NASCIMENTO, Ana Paula; MAU, Maia. Cronologia em primeira mão. In: NASCIMENTO, Ana Paula (coord. ed.). Almeida Júnior: um criador de imaginários. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2007. p. 24. PARDIM, Sonia Leni Chamon. Imagens de um rio: um olhar sobre a iconografia do rio Tietê. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. [reproduzido p. 209]. PITTA, Fernanda. Pintura de costumes como pintura de história. In: MARINS, Paulo César Garcez (coord. ed.). Passados imaginados. São Paulo: Edusp: Museu Paulista, 2022. p. 74. (Coleção Museu do Ipiranga 2022, 3). TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Galeria do Museu Paulista: A partida da monção. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 6 jun. 1943. p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/364568_13/16411. TAUNAY, Afonso d’Escragnolle (org.). Relatos monçoeiros. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1953. [reproduzido entre p. 116 e 117]. ZANATTA, Aline Antunes (coord.). Almeida Júnior no acervo do Museu Republicano, [2021]. Recurso digital. Disponível em: https://sites.google.com/usp.br/almeidajuniormrci/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0.
Coleção
Estado de conservação
PINTURA REENTELADA, SUPORTE FROUXO.. CAMADA PICTÓRICA LIMPA E COM VERNIZ NOVO. MOLDURA DOURADA COM ORNAMENTOS. PERDAS DE ORNAMENTOS, DOURAÇÃO ESCURECIDA E COM SUJIDADE. MONTAGEM DA TELA À MOLDURA
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Termo de aquisição
CORRESPONDÊNCIA DE 05/04/1939 - APMP/FMP - P. 173
Data de Aquisição
/ /1939
Proprietário de origem
ANTONIETA PRADO ARINOS DE MELO FRANCO
Número Anterior
863