PAISAGEM DO CAMPO DO IPIRANGA
Autoria Atribuída
Assinatura
"A PARREIRAS S. PAULO 93"
Nome Artístico
ANTÔNIO PARREIRAS
Agente Produtor
NÃO HÁ
Local de produção
IPIRANGA / SÃO PAULO / BRASIL
Século
19
Fase (século)
4º QUARTEL
Década
1890
Data
/ /1893
Data Observações
NÃO ATRIBUÍDO
Período
Técnica
ÓLEO SOBRE TELA
Altura sem moldura
100
Largura sem moldura
148.5
Altura com moldura
122
Largura com moldura
168.5
Cor
Inscrições
NO VERSO: PAISAGEM (...) CAMPO DO IPIRANGA S.PAULO JUNHO 93
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
ANTÔNIO PARREIRAS (NITERÓI, 1860 - ID. 1937). ANTONIO PARREIRAS VOLTA AO IPIRANGA PRESS RELEASE - AUTORIA DA PROFª HELOISA BARBUY - MUSEU PAULISTA. OBRA DO PINTOR QUE RETRATA O MUSEU, ENTRA PARA O ACERVO DA INSTITUIÇÃO A PINTURA PAISAGEM DO CAMPO DO IPIRANGA, DE ANTÔNIO PARREIRAS, ACABA DE SER ADQUIRIDA PELO MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (MUSEU DO IPIRANGA) E SERÁ MOSTRADA AO PÚBLICO NO DIA 18 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS. A OBRA, QUE SEMPRE ESTEVE EM MÃOS DE PARTICULARES, SÓ PÔDE SER TRAZIDA PARA O ACERVO DO MUSEU GRAÇAS AO APOIO DECISIVO DA REITORIA DA USP. A OBRA DATA DE 1893 E MOSTRA A PAISAGEM DO IPIRANGA JÁ COM O EDIFÍCIO DO MUSEU, QUE TINHA SIDO INAUGURADO POUCOS ANOS ANTES, EM 1890, COMO PRIMEIRO MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. 1893 FOI EXATAMENTE O ANO EM QUE SE DEU A CRIAÇÃO JURÍDICA DO MUSEU, QUE INCLUIU A DESTINAÇÃO DO EDIFÍCIO-MONUMENTO COMO LOCAL PARA SUA INSTALAÇÃO. ATÉ ALI O EDIFÍCIO CHAMAVA-SE MONUMENTO DO IPIRANGA JUSTAMENTE PARA MARCAR O SÍTIO HISTÓRICO EM QUE, ÀS MARGENS DO RIACHO DE MESMO NOME, HAVIA OCORRIDO O EPISÓDIO IDENTIFICADO COM A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (POPULARMENTE CONHECIDO COMO "O GRITO DO IPIRANGA"). O MUSEU, PORÉM, SEMPRE SE CHAMOU MUSEU PAULISTA, FOI INAUGURADO EM 7 DE SETEMBRO DE 1895 E EM 1934 TORNOU-SE INSTITUTO COMPLEMENTAR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SENDO A ELA DEFINITIVAMENTE INCORPORADO EM 1963, PASSANDO ENTÃO A SE DENOMINAR MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. A OBRA DE PARREIRAS É UMA PINTURA DE PAISAGEM, UMA VISTA DO IPIRANGA, QUE, NAQUELE MOMENTO, AINDA ERA UMA ÁREA DE CHÁCARAS QUE CIRCUNDAVAM O CENTRO URBANO DE SÃO PAULO MAS JÁ ESTAVA MARCADA PELA PRESENÇA DO EDIFÍCIO MONUMENTAL NO QUAL SE PREPARAVA A INSTALAÇÃO DO MUSEU PAULISTA. NA PINTURA, VÊ-SE A TOPOGRAFIA DE PEQUENAS MONTANHAS QUE COMPUNHAM A COLINA DO IPIRANGA, A VEGETAÇÃO DE CAMPINA - SEJA COMO ÁREA RURAL (UMA CERCA DE ARAME FARPADO O INDICA), SEJA POR SUA VEGETAÇÃO ORIGINAL, OS CAMPOS DE PIRATININGA (A QUE O PRÓPRIO TÍTULO DA OBRA POSSIVELMENTE SE REFERE) - E, AO ALTO, À DIREITA, DISTANTE, SOBRANCEIRO, O GRANDE EDIFÍCIO, EM SEU TOM AMARELO-OCRE, TENDO COMO FUNDO APENAS NUVENS EMPURRADAS PELO VENTO. NOS ANOS DE 1890, PARREIRAS FOI PRESENÇA CONSTANTE EM SÃO PAULO, FAZENDO EXPOSIÇÕES NA CAPITAL, PINTANDO FAZENDAS PAULISTAS POR ENCOMENDA DE SEUS PROPRIETÁRIOS, CONVIVENDO COM OUTROS PINTORES DA CENA PAULISTANA E COLABORANDO COMO CRÍTICO DE ARTE NO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO (SALGUEIRO, 2009). ERA DE SE ESPERAR QUE TIVESSE SE INTERESSADO PELO IPIRANGA, QUE, ALÉM DE SEU CARÁTER DE SÍTIO HISTÓRICO, CAUSAVA IMPACTO, NAQUELE MOMENTO, PELA GRANDEZA DO EDIFÍCIO MONUMENTAL ALI CONSTRUÍDO, PROJETO DO ARQUITETO TOMMASO GAUDENZIO BEZZI, OBRA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA SURPREENDENTEMENTE ARROJADA PARA A SÃO PAULO DAQUELE PERÍODO (CF. WITTER DIR., 1997; MENESES DIR., 1990) ALÉM DO INTERESSE MAIS EVIDENTE QUE DESPERTA POR RETRATAR O PRÓPRIO MUSEU E SEU ENTORNO, A PINTURA PAISAGEM DO CAMPO DO IPIRANGA EXPRESSA CARACTERÍSTICAS E VALORES QUE A HISTÓRIA DA ARTE COSTUMA RELACIONAR A PARREIRAS: PLASTICAMENTE, AS CORES SUAVES E DISCRETAMENTE NUANÇADAS DE SUA PALETA NO FINAL DO SÉCULO 19, QUE INTERPRETAM A NATUREZA COMO UM AMBIENTE DIFUSO, SEM CONTORNOS (TEIXEIRA LEITE, 1988); A PRÓPRIA ESCOLHA DA PAISAGEM NATURAL, PINTADA E INTERPRETADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, CORRESPONDE A UMA FORMA, POR ELE DEFENDIDA, DE AFIRMAR A PINTURA NACIONAL PELA REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA E DOS AMBIENTES LOCAIS (SALGUEIRO, 2009); A PINTURA AO AR LIVRE, QUE TINHA DESPERTADO SUA PRÓPRIA IDENTIDADE COMO PINTOR (TEIXEIRA LEITE, 1988), ERA TÃO IMPORTANTE PARA ELE, QUE EM 1891 - EXATAMENTE NAQUELE PERÍODO - FUNDOU A ESCOLA DO AR LIVRE, NA QUAL DAVA AULAS E PINTAVA EM CAMPO, MUITAS VEZES EM EXCURSÕES. A NOTÍCIA DE JORNAL, ENCONTRADA POR RUTH SPRUNG TARASANTCHI (2009), DE QUE PARREIRAS FEZ ESTA PINTURA A PARTIR DA JANELA DE SEU QUARTO DE HOTEL, CONFIRMA A INSERÇÃO DA OBRA NESTA LINHAGEM DE PINTURAS AO AR LIVRE A QUE SE DEDICAVA O PINTOR, NO SENTIDO DA OBSERVAÇÃO DIRETA DA PAISAGEM. E PRESUME-SE A POSSIBILIDADE DE QUE ELE TENHA IDO AO LOCAL. É PROVÁVEL QUE TENHA ATÉ MESMO PARTICIPADO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DAS PREPARAÇÕES PARA A ABERTURA DO MUSEU, QUE OCORRERIA DOIS ANOS MAIS TARDE, JÁ QUE NA SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DO MUSEU PAULISTA, ESTAVA EXPOSTA PELO MENOS UMA OUTRA PINTURA SUA, MANHÃ DE INVERNO. JÁ CAMPO DO IPIRANGA NÃO VEIO ANTES PARA O MUSEU PORQUE, LOGO QUE FICOU PRONTO, FOI EXPOSTO NO SALÃO DO BANCO UNIÃO E COMPRADO POR UM PARTICULAR (TARASANTCHI, 2009), OBSERVANDO-SE QUE ERAM COMUNS AS EXPOSIÇÕES DE ARTE EM BANCOS E LOJAS COMERCIAIS POIS JUSTAMENTE SÃO PAULO AINDA NÃO TINHA, NAQUELE MOMENTO, MUSEUS OU GALERIAS DE ARTE; O MUSEU PAULISTA, COM SUA "GALERIA ARTÍSTICA" SERIA O PRIMEIRO ESPAÇO PÚBLICO COM ESSE FIM. CERTAMENTE VALERÁ A PENA IR VER A PINTURA DE PARREIRAS NO PRÓPRIO MUSEU PAULISTA. E OBSERVAR QUE NESTE LUGAR, EMBORA HOJE TOTALMENTE URBANIZADO E APESAR DAS ALTERAÇÕES HAVIDAS NO PRÓPRIO RELEVO, AINDA SE PODE DISTINGUIR UMA TOPOGRAFIA DE COLINA E, PRINCIPALMENTE, O EDIFÍCIO MONUMENTAL AO ALTO, ATRÁS DO QUAL, DE ALGUNS ÂNGULOS, AINDA HOJE SE VÊ PREDOMINAR O CÉU, AS NUVENS. OLHANDO, TAMBÉM, EM SENTIDO CONTRÁRIO, DO MUSEU PARA O CENTRO DA CIDADE, GRAÇAS À EXISTÊNCIA DO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA E DA PROTEÇÃO QUE AS LEIS E OS ÓRGÃOS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO DÃO A ESTE CONJUNTO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO, AINDA HÁ ESPAÇO ABERTO PARA UMA VISTA PANORÂMICA DE SÃO PAULO, COM A SERRA DA CANTAREIRA AO FUNDO.
Circulação
PERTENCEU A GAETANO CRISTALDI ATÉ 26 DE SETEMBRO DE 1956 QUE VENDEU AO SR. OLINTHO MAZZARELLA. OFERTADA PELA CONSIGNANTE MARIA CLAUDIA M. B. PETRARCA DE ARAUJO ME NO LEILÃO DE OBRAS DE ARTE - BOLSA DE ARTE LTDA - EM 05 DE AGOSTO DE 2008, REALIZADO NO COPACABANA PALACE - RIO DE JANEIRO. PERTENCEU AO SR. RAUL PALETTO E FICOU EM CONSIGNAÇÃO NA NÓBREGA ANTIQUÁRIO E GALERIA DE ARTE LTDA-ME ATÉ SER ADQUIRIDA PELO MUSEU PAULISTA DA USP.
Referências no Acervo
PROCESSO DE AQUISIÇÃO (LAUDO DE RESTAURAÇÃO DO ATELIER DE VERA ARTES; LAUDO DE AUTENTICIDADE DA PROFª DRA. RUTH SPRUNG TARASANTCHI; LAUDO DE CONSERVAÇÃO DE DRA. YARA PETRELLA; PARECER CIENTÍFICO DA PROFª DRA. ANA PAULO CAVALCANTI SIMIONI)
Bibliografia
* LEITE, LEITE, JOSÉ ROBERTO. DICIONÁRIO CRÍTICO DA PINTURA NO BRASIL. [SÃO PAULO]: ARTLIVRE, 1988; * MENESES, ULPIANO T. BEZERRA DE (DIR.). ÀS MARGENS DO IPIRANGA, 1890-1990 (EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO MUSEU PAULISTA DA USP. SÃO PAULO: MUSEU PAULISTA/USP/BRADESCO, 1990; * SALGUEIRO, VALÉRIA. PINTOR E CRÍTICO - ANTÔNIO PARREIRAS N'O ESTADO DE SÃO PAULO (1894-1895). 19&20, RIO DE JANEIRO, V. IV, N. 1, JAN. 2009. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.DEZENOVEVINTE.NET/CRITICAS/AP_VS.HTM; * TARASANTCHI, RUTH SPRUNG. LAUDO DE AUTENTICAÇÃO DA OBRA CAMPO DO IPIRANGA, POR SOLICITAÇÃO DO MUSEU PAULISTA DA USP, SET. 2009; * WITTER, JOSÉ SEBASTIÃO (DIR.). MUSEU PAULISTA, UM MONUMENTO NO IPIRANGA: HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. SÃO PAULO: FIESP, 1997.
Coleção
Estado de conservação
PASSOU POR UMA RESTAURAÇÃO EM 28 DE FEVERIRO DE 2007 REALIZADA PELO ATELIER DE VERA ARTES (LAUDO DA RESTAURAÇÃO ENCONTRA-SE NO PROCESSO DE COMPRA). SEGUNDO O LAUDO DO SETOR DE PINTURAS DO MUSEU PAULISTA, DE 29 DE JULHO DE 2009: SUPORTE: BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO EMBORA HAJA ALGUNS DANOS PONTUAIS; OBRA REENTELADA COM TECIDO DE POLIÉSTER SEMI-TRANSPARENTE; ESTIRAMENTO DO SUPORTE IDEAL. CAMADA PICTÓRICA: NÃO APRESENTA SUJIDADES E O VERNIZ FOI APLICADO DE FORMA HOMOGÊNEA. MOLDURA: ENTALHADA EM MADEIRA COM ACABAMENTO DOURADO; HÁ PEQUENAS PERDAS NO ACABAMENTO EM SUAS LATERAIS.
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Termo de aquisição
RECIBO DE COMPRA
Data de Aquisição
26/02/2010
Proprietário de origem
RAUL PALETTO. NÓBREGA ANTIQUÁRIO E GALERIA DE ARTE LTDA-ME
Coletor/Curador
CECÍLIA HELENA LORENZINI DE SALLES OLIVEIRA E HELOISA MARIA SILVEIRA BARBUY