Mogi das Cruzes, 1835
Código
1-19284-0000-0000
Título
Mogi das Cruzes, 1835
Título Atribuído
Não
Denominação
Observações
Baseado em Miguelzinho Dutra.
Autoria
Autoria Atribuída
Assinatura
NAIR O. ARAUJO 1944
Nome Artístico
NAIR OPROMOLLA
Agente Produtor
NÃO HÁ
Técnica
Óleo sobre tela
Altura sem moldura
50.5
Largura sem moldura
90.2
Altura com moldura
63.5
Largura com moldura
103.5
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
São escassas e incompletas as informações a respeito de Zilda Pereira. Pintora e musicista, foi discípula do pintor Émile Rouède quando este residia em Santos, pelo menos no início do século XX, quando estava em plena atividade artística. Ao lado da pintura, participa do grupo musical Mozart — então regido por Adolfo von Sidow —, e é professora de arte do Liceu Feminino Santista, instituição criada em 1902 por Eunice Peregrina Caldas voltada para a formação de mulheres aptas a exercer o magistério. No ensino artístico eram ensinadas as práticas de pinturas em suportes diversos e das artes decorativas, como de costume para as mulheres no período. A atuação no Liceu possibilita a exposição das alunas em 1914 naquela cidade. Até o momento não foi possível esclarecer como se deu o contato entre Zilda Pereira e Afonso d’Escragnolle Taunay para a realização das encomendas para o Museu Paulista, voltadas para as novas salas de exposição organizadas em função das comemorações dos cinquentenário da instituição. As pinturas, todas da primeira metade da década de 1940, versam sobre paisagens, vistas de cidades do interior do estado de São Paulo, o rio Tietê e a rota das monções, além de pousos de tropeiros. Em época desconhecida, transfere-se para Piracicaba, cidade em que falece. Em 1965, os herdeiros da artistas efetuam a doação de 230 livros à biblioteca do Instituto Histórico de Santos, em contexto de reforma da sede da instituição.
Bibliografia
BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Perspetivas sobre a representação das monções no Museu Paulista e no Museu Republicano de Itu. Midas: museus e estudos interdisciplinares, Évora, v. 10, 2019a. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/1784. Acesso: 27 ago. 2020. BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Viagens fluviais em exposição: Museu Republicano Convenção de Itu/ Museu Paulista da Universidade de São Paulo. 2020. Disponível em: https://sites.google.com/usp.br/viagensfluviais. Acesso em: 14 set. 2020. BICUDO, Daniel. Miçanga. A Tribuna, Santos, ano 78, n. 81, 15 jun. 1972. p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_02/27878. Acesso em: 19 set. 2020. FILMS D’Art. A Fita, Santos, ano 4, n. 66, 23 jul. 1914. p. 20. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/036180/1866. Acesso em: 19 set. 2020. INTERIOR: Santos. Correio Paulistano, São Paulo, n. 18.769, 15 out. 1915. p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_06/37374. Acesso em: 19 set. 2020. NOTICIANDO…: 70º ano do Liceu. A Tribuna, Santos, ano 78, n. 134, 07 ago. 1972. p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_02/29674. Acesso em: 18 set. 2020. PARDIM, Sonia Leni Chamon. Imagens de um rio: um olhar sobre a iconografia do rio Tietê. 2005. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284780. Acesso em: 04 ago. 2018. PEIXOTO, Julio. Ilza. Revista da Semana, Rio de Janeiro, ano 3, n. especial, 23 jan. 1902. p. 23. Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos282c.htm. Acesso em: 18 set. 2020. PEREIRA, Maria Apparecida Franco. Escolas maternais em Santos (1902-1930): contribuição para a história da infância e da formação de professoras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2013, Cuiabá. Anais [...] . [S. l.]: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2013. s/p. 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Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa582323/zilda-pereira. Acesso em: 23 de set. 2020. Nair: Pintora e professora. Nair Opromolla conclui o secundário no Ginásio do Estado, São Paulo, em 1931. Após dez anos, forma-se em pintura pela Escola de Belas Artes de São Paulo, tornando-se professora da instituição imediatamente. Antes mesmo de terminar o curso, já participa das mostras do Salão Paulista de Belas Artes. Realiza a primeira individual em 1942, na Galeria Itá, importante estabelecimento naquele período. Em 1952 concorre para a cadeira de "Desenho do gesso e do natural" para o curso geral da Escola de Belas Artes de São Paulo com a tese A utilidade do estudo do modelo de gesso para a educação visual. Foi uma das propulsoras das artes visuais em Embu, mesmo que sempre tenha residido na capital. A família legou a produção da artista para diferentes instituições do estado, na capital e no interior, o que possibilitou que obras de sua autoria continuassem a ser exibidas. Interessante ressaltar que em 2004 é encenada pelo Teatro dos Arcos a peça "O monstro da Pirataca", baseada na lenda do monstro que, segundo o explorador alemão Ulrico Schmidel, habitava o rio Tietê no século XVI. Na descrição de Schmidel, que atravessou a América de leste para oeste, tal criatura era uma cobra com mais de 15 metros de comprimento e quase três de diâmetro. Para a realização da peça, a companhia baseou-se no quadro Monstro fluvial Piracangava, realizada por Nair Opromolla para o Museu Paulista a partir de encomenda e orientação de Afonso d’Escragnolle Taunay. 8a EXPOSIÇÃO coletiva da A. P. B. A. Correio Paulistano, São Paulo, ano 94, n. 28.252, 24 jul. 1949. p. 24. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/43363. Acesso em: 23 set. 2020. (com reprodução quadro Tristonha) 8o SALÃO Paulista de Belas Artes. São Paulo: Conselho de Orientação Artística do Estado de São Paulo, 1942. s/p. Catálogo de exposição BACHARELANDOS de 1931 no Ginásio do Estado. Diário Nacional, São Paulo, 01 jan. 1932. ano 5, n. 1.349, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/213829/14257. Acesso em: 23 set. 2020. BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Perspetivas sobre a representação das monções no Museu Paulista e no Museu Republicano de Itu. Midas: museus e estudos interdisciplinares, Évora, v. 10, 2019a. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/1784. Acesso: 27 ago. 2020. BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Viagens fluviais em exposição: Museu Republicano Convenção de Itu/ Museu Paulista da Universidade de São Paulo. 2020. Disponível em: https://sites.google.com/usp.br/viagensfluviais. Acesso em: 14 set. 2020. CATÁLOGO do 6o Salão Paulista de Belas Artes. São Paulo: Conselho de Orientação Artística do Estado de São Paulo, 1939. s/p. Catálogo de exposição CATÁLOGO do 7o Salão Paulista de Belas Artes. São Paulo: Conselho de Orientação Artística do Estado de São Paulo, 1940. s/p. Catálogo de exposição D. NAIR Opromolla. O Estado de S. Paulo, ano 103, n. 32.923, 09 jul.1982. p. 17. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19820709-32923-nac-0017-999-17-not. Acesso em: 07 dez. 2020. ESCOLA de Belas Artes. Correio Paulistano, São Paulo, ano 99, n. 29.534, 22 jul. 1952. p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_10/11977. Acesso em: 23 set. 2020. EXPOSIÇÃO Nair Opromolla. Correio Paulistano, São Paulo, ano 89, n. 26.628, 29 dez. 1942. p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/13425. Acesso em: 23 set. 2020. EXPOSIÇÃO Nair Opromolla. Correio Paulistano, São Paulo, ano 92, n. 27.497, 14 nov. 1945. p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/26065. Acesso em: 23 set. 2020. IXo SALÃO Paulista de Belas Artes. São Paulo: Conselho de Orientação Artística do Estado de São Paulo, 1943. s/p. Catálogo de exposição O GOVERNO de São Paulo e a educação artística do povo: exposição circulante de pintura e escultura organizada especialmente para o interior. Em Taubaté, a primeira mostra de arte. O escopo dessa iniciativa. Correio Paulistano, São Paulo, ano 93, n. 27.915, 6 abr. 1947. p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/32498. Acesso em: 23 set. 2020. MUNIZ, Elke Lopes. Embu mostra a arte provocante de Nair Opromolla. Cidade de Embu das Artes. Secretaria da Cultura, 20 ju;. 2009. Disponível em: cidadeembudasartes.sp.gov.br/embu/portal/noticia/ver/2117. Acesso em: 14 jan. 2019. NAIR Opromolla. Correio Paulistano, São Paulo, ano 94, n. 28.252, 13 maio 1948. p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/37556. Acesso em: 23 set. 2020. NAIR Opromolla. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. 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Correio Paulistano, São Paulo, ano 105, n. 31.452, 11 out. 1958. p. 2. Disponível: http://memoria.bn.br/DocReader/090972_10/45350. Acesso em: 23 set. 2020.
Coleção
Estado de conservação
Suporte frouxo com deformações. Manchas no versos. Camada pictórica: craquelados plans, sujidade, opaca. Está com moldura industrializada. Encontrada segunda moldura dourada, bem menor, as dimensões da moldura não correspondem às da tela.
Disponível para consulta
Data de Aquisição
1944
Número Anterior
4048