MATRIZ DE JAÚ*
Autoria
Autoria Atribuída
Assinatura
BRUNO SERCELLI
Nome Artístico
BRUNO SERCELLI
Agente Produtor
NÃO HÁ
Local de produção
JAÚ / SÃO PAULO / BRASIL
Século
20
Fase (século)
1º QUARTEL
Década
1920
Data
31/03/1923
Datas Limite
1869-1927
Período
Técnica
AQUARELA
Altura sem moldura
52
Largura sem moldura
68
Cor
Inscrições
"ORESTE SERCELLI MATRIZ DE JAHÚ 1923" (ETIQUETA ADESIVA NO VERSO)
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
A COLEÇÃO ORESTE SERCELLI REUNE DOCUMENTOS DE NATUREZA VARIADA QUE REGISTRAM O PROCESSO DE TRABALHO DE UM ARTESÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. ELA PODE SER DIVIDIDA EM CINCO CONJUNTOS, SENDO ELES: DESENHOS E PROJETOS ORIGINAIS; MANUSCRITOS; FOTOGRAFIAS; OBJETOS DE TRABALHO E BIBLIOTECA (REVISTAS DE DECORAÇÃO, REPERTÓRIOS E TRATADOS). ESTES NÚCLEOS DE DOCUMENTOS PERMITEM ABORDAGENS COMPLEMENTARES DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PINTOR: OS MODELOS UTILIZADOS SAEM DE SUA BIBLIOTECA, AS CARTAS DÃO PISTAS QUANTO AO GOSTO DOS CLIENTES, AS FOTOGRAFIAS, NA SUA MAIORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO, APRESENTAM A NUMEROSA EQUIPE ENVOLVIDA NOS PROJETOS CUJA EXECUÇÃO DEMORAVA ATÉ UM ANO E GERAVA, INEVITAVELMENTE, UM CLIMA DE INTIMIDADE E QUASE FAMILIAR ENTRE ARTESÃO E ASSISTENTES. AS PRANCHAS ORIGINAIS, NA SUA MAIORIA AQUARELADAS, SURPREENDEM PELA DELICADEZA RESULTANTE DO DOMÍNIO NA ARTE DO DESENHO E NAS COMBINAÇÕES DE CORES. CONFECCIONADAS PARA AJUDAR O CLIENTE A DECIDIR POR ESTE OU AQUELE PADRÃO DE FRISO, UMA OU OUTRA TONALIDADE PARA O FUNDO DE UMA ORNAMENTAÇÃO PARA O TETO, ESTAS PRANCHAS PERMITEM CONHECER UMA ARTE PRATICAMENTE DESAPARECIDA DAS RESIDÊNCIAS. ALIAM-SE, AQUI, OS VALORES ARTÍSTICOS E HISTÓRICOS. O PINTOR-DECORADOR 1896. CHEGA A SÃO PAULO VINDO DE FLORENÇA - ITÁLIA, O RECÉM-FORMADO PROFESSOR DE ARTES DECORATIVAS ORESTE SERCELLI. A VIUVEZ PREMATURA E A IMPOSSIBILIDADE DE MINISTRAR AULAS NA ESCOLA EM QUE HAVIA VENCIDO O CONCURSO PARA PROFESSORES, DESILUDEM O JOVEM ARTISTA QUE, SEM GRANDES PLANOS, DECIDE-SE PELA AMÉRICA. SEU PRIMEIRO TRABALHO NOS RELATAM SUAS NETAS, FOI PINTAR O MURO DO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ. O MOMENTO EM QUE CHEGAVA A SÃO PAULO ERA OPORTUNO PARA ALGUÉM COM CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA, DESENHO E ORNAMENTAÇÃO, EM VIRTUDE DO PRIMEIRO SURTO DE CRESCIMENTO E ENRIQUECIMENTO VIVENCIADO PELA CIDADE NA VIRADA DO SÉCULO XIX. RAPIDAMENTE ORESTE SERCELLI LOGROU SUCESSO COM SUAS PINTURAS DECORATIVAS. ENTRE SEUS PRIMEIROS TRABALHOS DESTACAM-SE A DECORAÇÃO DO PALÁCIO GERMAINE BURCHARD (1896, HOJE DEMOLIDO), A ORNAMENTAÇÃO DA CAPELA DE SANTA LUZIA (1898), DA CAPELA DE SANTA CECÍLIA E DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. EM 1902 JÁ ENCONTRAMOS PROPAGANDAS DE SEU ESTABELECIMENTO EM JORNAIS E REVISTAS. O TRABALHO EM SÃO PAULO SERVIU PARA TORNÁ-LO CONHECIDO EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS E, EM 1906, ORESTE É CONTRATADO PELA FAMÍLIA CATTARINO, DE SALVADOR-BAHIA, PARA DECORAÇÃO DE SUA RESIDÊNCIA. A PARTIR DESTA DATA, PASSA A VIVER EM SALVADOR, TENDO TRABALHADO EM PROJETOS NAS CAPITAIS DO NORDESTE - ARACAJU, MACEIÓ. SUA PRODUÇÃO É DIVERSIFICADA: EM MACEIÓ-ALAGOAS, DECORA O TEATRO DEODORO (1910), EM SALVADOR SUA PINTURA DECORATIVA COMPÕE O CASSINO BAHIANO (1911), O INSTITUTO ANTI-RÁBICO (S/D) E A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA (1914); EM ARACAJU-SERGIPE, FOI O RESPONSÁVEL PELA DECORAÇÃO INTERNA DO PALÁCIO DO GOVERNO (1918). EM 1921, VOLTANDO A SÃO PAULO, PARTICIPA DA DECORAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE JAÚ. TRABALHOU COMO PINTOR-DECORADOR ATÉ O SEU FALECIMENTO, EM 1927, APÓS FINALIZAR UM GRANDE PROJETO DE DECORAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO PALÁCIO DA FAMÍLIA BENEDUCCI (RUA PARAÍSO, HOJE DEMOLIDO). COM SEU FILHO BRUNO, QUE TAMBÉM ESTUDOU NA ITÁLIA, SEGUINDO-LHE NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, ORESTE DIVIDIU A AUTORIA DOS ÚLTIMOS PROJETOS.
Circulação
NÃO HÁ
Referências no Acervo
* DOSSIÊ DA COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA - SVDHICO; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL - SVDHICO; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - OBJETOS DE TRABALHO - SERVIÇO DE OBJETOS; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DO MP; * FUNDO TOMMASO GAUDENZIO BEZZI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL E ICONOGRÁFICA - SVDHICO; * COLEÇÃO CASA FRANCESA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO; * COLEÇÃO YVOTY MACAMBIRA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO.
Bibliografia
COLEÇÃO ORESTE SERCELLI, UM PINTOR-DECORADOR. PROJETO DE AQUISIÇÃO, PESQUISA, TRATAMENTO DOCUMENTAL E FÍSICO. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. ORNAMENTO E CIDADE. FERRO, ESTUQUE E PINTURA MURAL EM SÃO PAULO (1870-1930). TESE DOUTORADO. FFLCH/USP.2001. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 166-196). 1997. MAKINO, MIYOKO. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 266-300). 1997.
Coleção
Estado de conservação
A OBRA APRESENTA MUITAS SUJIDADES, PAPEL QUEBRADIÇO NAS BORDAS, ACIDEZ, FOXING, RASGOS NA LATERAL ESQUERDA E DIREITA, CORTES IRREGULARES, PERFURAÇÕES NOS CANTOS, PERDAS DE SUPORTE NOS CORTES, TRINCAS NA CELULOSE, ABAULAMENTOS, MANCHAS DE UMIDADE E FUNGOS, ADESIVOS PELO VERSO NO RASGO DO CORTE LATERAL ESQUERDO, PONTOS DE OXIDAÇÃO E MANCHAS DE TINTA NO CORTE LATERAL ESQUERDO. A OBRA FOI ENROLADA E ENVOLVIDA EM ENTRE-TELA. REALIZOU-SE DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA, LIMPEZA MECÂNICA (COM TRINCHA, BORRACHA, PÓ DE BORRACHA E BISTURI) PARA RETIRADA DA SUJIDADE, DOS PONTOS DE FOXING E OXIDAÇÃO. O SUPORTE APRESENTA VÍCIO FORTE POR TER FICADO MUITO TEMPO ENROLADO. O PRIMEIRO PASSO FOI O RELAXAMENTO LENDO DAS FIBRAS COM ENTRETELA LEVEMENTE ÚMIDA E PRENSA. DEPOIS DE ALGUNS DIAS NA PRENSA, A OBRA APRESENTOU MAIS FLEXIBILIDADE E ABERTURA SATISFATÓRIA. AS PERDAS DE SUPORTE E OS RASGOS MAIORES FORAM ENXERTADOS COM PAPEL NEUTRO. AS TRINCAS E DOBRAS FORAM REFORÇADAS COM PAPEL JAPONÊS. OS CORTES QUE ESTAVAM QUEBRADIÇOS FORAM REFORÇADOS COM PAPEL REINTEGRADO DE GRAMATURA MAIS FINA E DEPOIS COM PAPEL JAPONÊS. POR MEDIDA DE SEGURANÇA, FOI FEITA UMA VELATURA COM PAPEL JAPONÊS KASHIKI 35 GR. * ESTA OBRA FOI ASSINADA APENAS PELO FILHO BRUNO (VIDE LAUDO MARIZA).
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Termo de aquisição
RECIBO DE COMPRA
Data de Aquisição
12/06/2001
Proprietário de origem
ELDA SERCELLI / FLORENÇA SERCELLI / BRUNA SERCELLI
Coletor/Curador
SOLANGE FERRAZ DE LIMA
Número Anterior
0