GABINETE PAREDE
Local de produção
BAHIA / BRASIL
Século
20
Fase (século)
1º QUARTEL
Década
1910
Data
14/04/1912
Datas Limite
1869-1927
Período
Técnica
AQUARELA
Altura sem moldura
23.5
Largura sem moldura
30.2
Cor
Inscrições
"BUONGERMINO"
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
A COLEÇÃO ORESTE SERCELLI REUNE DOCUMENTOS DE NATUREZA VARIADA QUE REGISTRAM O PROCESSO DE TRABALHO DE UM ARTESÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. ELA PODE SER DIVIDIDA EM CINCO CONJUNTOS, SENDO ELES: DESENHOS E PROJETOS ORIGINAIS; MANUSCRITOS; FOTOGRAFIAS; OBJETOS DE TRABALHO E BIBLIOTECA (REVISTAS DE DECORAÇÃO, REPERTÓRIOS E TRATADOS). ESTES NÚCLEOS DE DOCUMENTOS PERMITEM ABORDAGENS COMPLEMENTARES DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PINTOR: OS MODELOS UTILIZADOS SAEM DE SUA BIBLIOTECA, AS CARTAS DÃO PISTAS QUANTO AO GOSTO DOS CLIENTES, AS FOTOGRAFIAS, NA SUA MAIORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO, APRESENTAM A NUMEROSA EQUIPE ENVOLVIDA NOS PROJETOS CUJA EXECUÇÃO DEMORAVA ATÉ UM ANO E GERAVA, INEVITAVELMENTE, UM CLIMA DE INTIMIDADE E QUASE FAMILIAR ENTRE ARTESÃO E ASSISTENTES. AS PRANCHAS ORIGINAIS, NA SUA MAIORIA AQUARELADAS, SURPREENDEM PELA DELICADEZA RESULTANTE DO DOMÍNIO NA ARTE DO DESENHO E NAS COMBINAÇÕES DE CORES. CONFECCIONADAS PARA AJUDAR O CLIENTE A DECIDIR POR ESTE OU AQUELE PADRÃO DE FRISO, UMA OU OUTRA TONALIDADE PARA O FUNDO DE UMA ORNAMENTAÇÃO PARA O TETO, ESTAS PRANCHAS PERMITEM CONHECER UMA ARTE PRATICAMENTE DESAPARECIDA DAS RESIDÊNCIAS. ALIAM-SE, AQUI, OS VALORES ARTÍSTICOS E HISTÓRICOS. O PINTOR-DECORADOR 1896. CHEGA A SÃO PAULO VINDO DE FLORENÇA - ITÁLIA, O RECÉM-FORMADO PROFESSOR DE ARTES DECORATIVAS ORESTE SERCELLI. A VIUVEZ PREMATURA E A IMPOSSIBILIDADE DE MINISTRAR AULAS NA ESCOLA EM QUE HAVIA VENCIDO O CONCURSO PARA PROFESSORES, DESILUDEM O JOVEM ARTISTA QUE, SEM GRANDES PLANOS, DECIDE-SE PELA AMÉRICA. SEU PRIMEIRO TRABALHO NOS RELATAM SUAS NETAS, FOI PINTAR O MURO DO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ. O MOMENTO EM QUE CHEGAVA A SÃO PAULO ERA OPORTUNO PARA ALGUÉM COM CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA, DESENHO E ORNAMENTAÇÃO, EM VIRTUDE DO PRIMEIRO SURTO DE CRESCIMENTO E ENRIQUECIMENTO VIVENCIADO PELA CIDADE NA VIRADA DO SÉCULO XIX. RAPIDAMENTE ORESTE SERCELLI LOGROU SUCESSO COM SUAS PINTURAS DECORATIVAS. ENTRE SEUS PRIMEIROS TRABALHOS DESTACAM-SE A DECORAÇÃO DO PALÁCIO GERMAINE BURCHARD (1896, HOJE DEMOLIDO), A ORNAMENTAÇÃO DA CAPELA DE SANTA LUZIA (1898), DA CAPELA DE SANTA CECÍLIA E DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. EM 1902 JÁ ENCONTRAMOS PROPAGANDAS DE SEU ESTABELECIMENTO EM JORNAIS E REVISTAS. O TRABALHO EM SÃO PAULO SERVIU PARA TORNÁ-LO CONHECIDO EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS E, EM 1906, ORESTE É CONTRATADO PELA FAMÍLIA CATTARINO, DE SALVADOR-BAHIA, PARA DECORAÇÃO DE SUA RESIDÊNCIA. A PARTIR DESTA DATA, PASSA A VIVER EM SALVADOR, TENDO TRABALHADO EM PROJETOS NAS CAPITAIS DO NORDESTE - ARACAJU, MACEIÓ. SUA PRODUÇÃO É DIVERSIFICADA: EM MACEIÓ-ALAGOAS, DECORA O TEATRO DEODORO (1910), EM SALVADOR SUA PINTURA DECORATIVA COMPÕE O CASSINO BAHIANO (1911), O INSTITUTO ANTI-RÁBICO (S/D) E A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA (1914); EM ARACAJU-SERGIPE, FOI O RESPONSÁVEL PELA DECORAÇÃO INTERNA DO PALÁCIO DO GOVERNO (1918). EM 1921, VOLTANDO A SÃO PAULO, PARTICIPA DA DECORAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE JAÚ. TRABALHOU COMO PINTOR-DECORADOR ATÉ O SEU FALECIMENTO, EM 1927, APÓS FINALIZAR UM GRANDE PROJETO DE DECORAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO PALÁCIO DA FAMÍLIA BENEDUCCI (RUA PARAÍSO, HOJE DEMOLIDO). COM SEU FILHO BRUNO, QUE TAMBÉM ESTUDOU NA ITÁLIA, SEGUINDO-LHE NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, ORESTE DIVIDIU A AUTORIA DOS ÚLTIMOS PROJETOS.
Circulação
NÃO HÁ
Referências no Acervo
* DOSSIÊ DA COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA - SVDHICO; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL - SVDHICO; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - OBJETOS DE TRABALHO - SERVIÇO DE OBJETOS; * COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DO MP; * FUNDO TOMMASO GAUDENZIO BEZZI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL E ICONOGRÁFICA - SVDHICO; * COLEÇÃO CASA FRANCESA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO; * COLEÇÃO YVOTY MACAMBIRA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO.
Bibliografia
COLEÇÃO ORESTE SERCELLI, UM PINTOR-DECORADOR. PROJETO DE AQUISIÇÃO, PESQUISA, TRATAMENTO DOCUMENTAL E FÍSICO. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. ORNAMENTO E CIDADE. FERRO, ESTUQUE E PINTURA MURAL EM SÃO PAULO (1870-1930). TESE DOUTORADO. FFLCH/USP.2001. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 166-196). 1997. MAKINO, MIYOKO. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 266-300). 1997.
Coleção
Estado de conservação
A OBRA APRESENTA SUJIDADES, ACIDEZ, FOXING, CORTES IRREGULARES, MANCHAS DE UMIDADE E DE FUNGOS, PONTOS DE OXIDAÇÃO E RESÍDUOS DE TINTA. A OBRA FOI COLADA SOBRE UM COM DESCOLAMENTO E PERDA NA LATERAL DIREITA REALIZOU-SE DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA, LIMPEZA MECÂNICA (COM TRINCHA, BORRACHA, PÓ DE BORRACHA E BISTURI) PARA RETIRADA DA SUJIDADE, DOS PONTOS DE FOXING E OXIDAÇÃO. A OBRA FOI DESCOLADA DO SEGUNDO SUPORTE, PAPELÃO, E A SECO. APRESENTA FUNGOS E MANCHAS DE UMIDADE QUE FORAM TRATADAS COM APLICAÇÃO PONTUAL DE ÁLCOOL ETÍLICO NAS ÁREAS SEM PIGMENTAÇÃO. OS CANTOS FORAM REFORÇADOS COM ENXERTOS DE PAPEL NEUTRO E OS CORTES REFORÇADOS COM PAPEL JAPONÊS. PARA UM MANUSEIO MAIS SEGURO, FOI FEITA UMA VELATURA COM PAPEL JAPONÊS KASHIKI 35 GR. (VIDE LAUDO MARIZA).
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Termo de aquisição
RECIBO DE COMPRA
Data de Aquisição
12/06/2001
Proprietário de origem
ELDA SERCELLI / FLORENÇA SERCELLI / BRUNA SERCELLI
Coletor/Curador
SOLANGE FERRAZ DE LIMA
Número Anterior
0