CADERNO DE DESENHOS DE ORESTE SERCELLI.
Código
1-34551-0000-0000
Título
CADERNO DE DESENHOS DE ORESTE SERCELLI.
Denominação
Observações
*DATAS LIMITE SE REFEREM AO PERÍODO DE NASCIMENTO E MORTE DE ORESTE SERCELLI 24 PÁGINAS. INFORMAÇÃO ADICIONAL SOBRE MATERIAL/TÉCNICA: DESENHOS EM GRAFITE E AQUARELA.
Técnica
PAPEL
Altura sem moldura
12
Largura sem moldura
19.5
Cor
Inscrições
"[...]", "UGHI", "DOCART LI 23-12 1911 ORE12 MEZZANOTTE", "PULPITO NIL S CROCE"
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
A COLEÇÃO ORESTE SERCELLI REUNE DOCUMENTOS DE NATUREZA VARIADA QUE REGISTRAM O PROCESSO DE TRABALHO DE UM ARTESÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. ELA PODE SER DIVIDIDA EM CINCO CONJUNTOS, SENDO ELES: DESENHOS E PROJETOS ORIGINAIS; MANUSCRITOS; FOTOGRAFIAS; OBJETOS DE TRABALHO E BIBLIOTECA (REVISTAS DE DECORAÇÃO, REPERTÓRIOS E TRATADOS). ESTES NÚCLEOS DE DOCUMENTOS PERMITEM ABORDAGENS COMPLEMENTARES DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PINTOR: OS MODELOS UTILIZADOS SAEM DE SUA BIBLIOTECA, AS CARTAS DÃO PISTAS QUANTO AO GOSTO DOS CLIENTES, AS FOTOGRAFIAS, NA SUA MAIORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO, APRESENTAM A NUMEROSA EQUIPE ENVOLVIDA NOS PROJETOS CUJA EXECUÇÃO DEMORAVA ATÉ UM ANO E GERAVA, INEVITAVELMENTE, UM CLIMA DE INTIMIDADE E QUASE FAMILIAR ENTRE ARTESÃO E ASSISTENTES. AS PRANCHAS ORIGINAIS, NA SUA MAIORIA AQUARELADAS, SURPREENDEM PELA DELICADEZA RESULTANTE DO DOMÍNIO NA ARTE DO DESENHO E NAS COMBINAÇÕES DE CORES. CONFECCIONADAS PARA AJUDAR O CLIENTE A DECIDIR POR ESTE OU AQUELE PADRÃO DE FRISO, UMA OU OUTRA TONALIDADE PARA O FUNDO DE UMA ORNAMENTAÇÃO PARA O TETO, ESTAS PRANCHAS PERMITEM CONHECER UMA ARTE PRATICAMENTE DESAPARECIDA DAS RESIDÊNCIAS. ALIAM-SE, AQUI, OS VALORES ARTÍSTICOS E HISTÓRICOS. O PINTOR-DECORADOR 1896. CHEGA A SÃO PAULO VINDO DE FLORENÇA - ITÁLIA, O RECÉM-FORMADO PROFESSOR DE ARTES DECORATIVAS ORESTE SERCELLI. A VIUVEZ PREMATURA E A IMPOSSIBILIDADE DE MINISTRAR AULAS NA ESCOLA EM QUE HAVIA VENCIDO O CONCURSO PARA PROFESSORES, DESILUDEM O JOVEM ARTISTA QUE, SEM GRANDES PLANOS, DECIDE-SE PELA AMÉRICA. SEU PRIMEIRO TRABALHO NOS RELATAM SUAS NETAS, FOI PINTAR O MURO DO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ. O MOMENTO EM QUE CHEGAVA A SÃO PAULO ERA OPORTUNO PARA ALGUÉM COM CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA, DESENHO E ORNAMENTAÇÃO, EM VIRTUDE DO PRIMEIRO SURTO DE CRESCIMENTO E ENRIQUECIMENTO VIVENCIADO PELA CIDADE NA VIRADA DO SÉCULO XIX. RAPIDAMENTE ORESTE SERCELLI LOGROU SUCESSO COM SUAS PINTURAS DECORATIVAS. ENTRE SEUS PRIMEIROS TRABALHOS DESTACAM-SE A DECORAÇÃO DO PALÁCIO GERMAINE BURCHARD (1896, HOJE DEMOLIDO), A ORNAMENTAÇÃO DA CAPELA DE SANTA LUZIA (1898), DA CAPELA DE SANTA CECÍLIA E DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. EM 1902 JÁ ENCONTRAMOS PROPAGANDAS DE SEU ESTABELECIMENTO EM JORNAIS E REVISTAS. O TRABALHO EM SÃO PAULO SERVIU PARA TORNÁ-LO CONHECIDO EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS E, EM 1906, ORESTE É CONTRATADO PELA FAMÍLIA CATTARINO, DE SALVADOR-BAHIA, PARA DECORAÇÃO DE SUA RESIDÊNCIA. A PARTIR DESTA DATA, PASSA A VIVER EM SALVADOR, TENDO TRABALHADO EM PROJETOS NAS CAPITAIS DO NORDESTE - ARACAJU, MACEIÓ. SUA PRODUÇÃO É DIVERSIFICADA: EM MACEIÓ-ALAGOAS, DECORA O TEATRO DEODORO (1910), EM SALVADOR SUA PINTURA DECORATIVA COMPÕE O CASSINO BAHIANO (1911), O INSTITUTO ANTI-RÁBICO (S/D) E A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA (1914); EM ARACAJU-SERGIPE, FOI O RESPONSÁVEL PELA DECORAÇÃO INTERNA DO PALÁCIO DO GOVERNO (1918). EM 1921, VOLTANDO A SÃO PAULO, PARTICIPA DA DECORAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE JAÚ. TRABALHOU COMO PINTOR-DECORADOR ATÉ O SEU FALECIMENTO, EM 1927, APÓS FINALIZAR UM GRANDE PROJETO DE DECORAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO PALÁCIO DA FAMÍLIA BENEDUCCI (RUA PARAÍSO, HOJE DEMOLIDO). COM SEU FILHO BRUNO, QUE TAMBÉM ESTUDOU NA ITÁLIA, SEGUINDO-LHE NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, ORESTE DIVIDIU A AUTORIA DOS ÚLTIMOS PROJETOS.
Circulação
NÃO HÁ
Referências no Acervo
DOSSIÊ DA COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA - SVDHICO; COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL - SVDHICO; COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - OBJETOS DE TRABALHO - SERVIÇO DE OBJETOS; COLEÇÃO ORESTE SERCELLI - BIBLIOTECA DO MP; FUNDO TOMMASO GAUDENZIO BEZZI - DOCUMENTAÇÃO TEXTUAL E ICONOGRÁFICA - SVDHICO; COLEÇÃO CASA FRANCESA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO; COLEÇÃO YVOTY MACAMBIRA - DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA - SVDHICO.
Bibliografia
COLEÇÃO ORESTE SERCELLI, UM PINTOR-DECORADOR. PROJETO DE AQUISIÇÃO, PESQUISA, TRATAMENTO DOCUMENTAL E FÍSICO. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. ORNAMENTO E CIDADE. FERRO, ESTUQUE E PINTURA MURAL EM SÃO PAULO (1870-1930). TESE DOUTORADO. FFLCH/USP.2001. LIMA, SOLANGE FERRAZ DE. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 166-196). 1997. MAKINO, MIYOKO. A ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA, IN: MUSEU PAULISTA - UM MONUMENTO NO IPIRANGA - HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO CENTENÁRIO E DE SUA RECUPERAÇÃO. FIESP, CIESP, SESI, SENAI, IRS (PÁG. 266-300). 1997.
Coleção
Estado de conservação
O DOCUMENTO APRESENTA SUJIDADES, PONTOS DE FOXING E OXIDAÇÃO, PEQUENAS TRINCAS E ATAQUES DE INSETOS. A BROCHURA ESTÁ FIXA POR UM CORDÃO. FOI FEITA LIMPEZA MECÂNICA COM TRINCHA, BORRACHA, PÓ DE BORRACHA, ESPÁTULA E BISTURI PARA A RETIRADA DE SUJIDADES, PONTOS DE OXIDAÇÃO E FOXING.
Disponível para consulta
Tipo de Aquisição
COMPRA
Termo de aquisição
RECIBO DE COMPRA
Data de Aquisição
12/06/2001
Proprietário de origem
ELDA SERCELLI / FLORENÇA SERCELLI / BRUNA SERCELLI
Coletor/Curador
SOLANGE FERRAZ DE LIMA
Número Anterior
0