DISTINTIVOS
Fabricante
Desenhista/Gravador
NÃO IDENTIFICADO
Coleção
Descritor(es)
REVOLUÇÃO DE 32. BRASÃO. CARLOS PINTO ALVES. JOSÉ WASTH RODRIGUES. CAMPANHA DO OURO
Descrição
BROCHE EM METAL COM BRASÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Unidade de Medida
Milímetro
Unidade de Massa
Grama
Altura
26,5
Largura
23
Peso
5,5
Observações
TRANSFERIDA DO SV-OBJETOS EM 26/04/1995
A GRAFIA DA ÉPOCA FOI MANTIDA NAS CITAÇÕES
Histórico
DURANTE A REVOLUÇÃO DE 1932, A "ASSOCIAÇÃO COMMERCIAL DE SÃO PAULO" NOMEOU UMA COMISSÃO PARA DIRIGIR A "CAMPANHA DO OURO", QUE ADOTOU O LEMA "PRO SÃO PAULO FIANT EXIMIA - POR SÃO PAULO FAÇAM-SE GRANDES COUSAS". ESSA COMISSÃO, TAMBÉM ADOTOU COMO EMBLEMA, "A ESPADA ROMANA USADA PELO APÓSTOLO SÃO PAULO, POSTA EM PALA COM A PONTA AO ALTO E O PUNHO SOBRE O CRUZAMENTO DE DOIS RAMOS, UM DE LOURO E OUTRO DE CARVALHO" (O BRAZÃO DE ARMAS DO ESTADO DE SÃO PAULO 1932), SENDO UMA SUGESTÃO DO PINTOR JOSÉ WASTH RODRIGUES.
O LEMA, ASSIM COMO O EMBLEMA, FORAM REPRODUZIDOS EM MEDALHAS, DIPLOMAS, ANÉIS E DISTINTIVOS DA "CAMPANHA DO OURO".
ESSA MESMA COMISSÃO ENCARREGOU JOSÉ WASTH RODRIGUES DE COMPOR UM BRASÃO DE ARMAS PARA O ESTADO DE SÃO PAULO, ÚNICO ESTADO DA FEDERAÇÃO QUE AINDA NÃO POSSUIA TAL SÍMBOLO, USANDO OS MESMOS ELEMENTOS: ESPADA, RAMOS DE CARVALHO E LOURO.
O GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO ACEITOU A SUGESTÃO "MODIFICANDO A DIVISA, QUE PASSOU A SER PRO BRASILIA FIANT EXIMIA, EM VEZ DE PRO SÃO PAULO FIANT EXIMIA, PARA QUE O BRAZÃO CONTIVESSE, COMO ERA NECESSÁRIO, UMA AFFIRMAÇÃO DA BRASILIDADE DE SÃO PAULO" (O BRAZÃO DE ARMAS DO ESTADO DE SÃO PAULO 1932).
ASSIM, O BRASÃO DE ARMAS DO ESTADO DE SÃO PAULO FOI INSTITUIDO, POR DECRETO N. 5.656, DE 29 DE AGOSTO, ASSINADO PELO GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
"EM CAMPO DE GÓLES AS LETRAS S.P., EM CHEFE E UMA ESPADA EM PALA COM A PONTA AO ALTO E O PUNHO BROCANTE SOBRE O CRUZAMENTO DE DOIS RAMOS DE LOURO E CARVALHO, TUDO EM PRATA. TIMBRE: UMA ESTRELLA DE PRATA, FITÃO EM GÓLES COM A DIVISA - PRÓ BRASILIA FIANT EXIMIA - EM LETRAS DE PRATA. SUPORTES: DOIS RAMOS DE CAFÉ, FRUTIFICADOS E DE SUA COR.
O ESTADO DE SÃO PAULO, AO CONTRÁRIO DOS DEMAIS ESTADOS DA FEDERAÇÃO, NÃO POSSUE, AINDA, BRAZÃO DE ARMAS. VAE POSSUIL-O AGORA, EM HORA OPPORTUNA COMO POUCAS. COMO TUDO O QUE É SEU, COMO TUDO O QUE SE ACHA INCORPORADO AO SEU PATRIMONIO MORAL E MATERIAL, ESTE BRAZÃO DE ARMAS SERÁ, TAMBÉM, UMA CONQUISTA DE SEU POVO. AO INVÉZ DE CONSAGRAR UNICAMENTE GLORIAS ANTIGAS, CONSAGRARÁ, TAMBEM, GLORIAS PRESENTES. OS SYMBOLOS QUE NO MESMO FIGURAM VIVERÃO PELO QUE DIZEM DO PASSADO E PELO QUE CONFIRMAM NO PRESENTE.
SÃO PAULO VIVE UM INSTANTE DE APOGEU. A HISTORIA DE PIRATININGA, TÃO ILUSTRE HOJE COMO NA ÉRA DAS BANDEIRAS, VEIO CULMINAR NESTA EPOPÉA PELO DIREITO E PELAS LIBERDADES PÚBLICAS. A ESPADA BATALHANTE ENCONTRA, MAIS UMA VEZ, MÃOS QUE A EMPUNHAM, ENRISTAM E DIGNIFICAM. ESSA ESPADA DESBRAVOU SERTÕES, ALARGOU FRONTEIRAS, FUNDOU CIDADES, DESEMBAINHOU-SE PELA INDEPENDENCIA, COBRIU-SE DE GLORIAS NAS GUERRAS DO SUL, AJUDOU A IMPLANTAR E A CONSOLIDAR A REPUBLICA E AGORA SE LEVANTA CONTRA A DICTADURA, PARA SALVAR E REDIMIR O BRASIL. A SUA MISSÃO, NO PASSADO, COMO NO PRESENTE, É DE PELEJAR, VICTORIOSAMENTE, PELAS CAUSAS DA NACIONALIDADE, A CUJOS DESTINOS, VARIAS VEZES, TEM ABERTO NOVOS RUMOS.
O ESCUDO É O PORTUGUEZ, COMO CONVÉM A DESCENDENTES DE PORTUGUEZES E DE ACCÔRDO COM O USO JÁ CONSAGRADO NO BRASIL. DE UMA SÓ COR E UM SÓ METAL, COMO É DE BOM ESTIMO EM HERALDICA, FICANDO, ASSIM, DENTRO DE MAIOR SIMPLICIDADE E EM HARMONIA COM O BRAZÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO. O VERMELHO ESMALTE REPRESENTATIVO DA ALVIDEZ, DA AUDACIA E DA GLORIA, PERPETUA O VALOR DO POVO PAULISTA, QUE JAMAIS TREPIDOU EM AFRONTAR AS ASPEREZAS DA LUTA E A DERRAMAR O SEU SANGUE PELO BRASIL E PELA LIBERDADE. A PRATA, METAL SYMBOLICO DA LEALDADE E DA NOBREZA, ALLUDE TAMBEM DO TOPE BRANCO USADO TRADICIONALMENTE AOS PARTIDARIOS DA CONSTITUIÇÃO, DESDE TEMPOS COLONIAES E ADOPTADO EM DISTINCTIVO DOS SOLDADOS CONSTITUCIONALISTAS NO ACTUAL MOVIMENTO REVOLUCIONARIO.
DIZ BEM AO CARACTER ORDEIRO DE NOSSA GENTE, QUE SOMENTE QUER VIVER SOB O REGIME DA LEI E DAS GARANTIAS JURIDICAS, PELO QUAL AINDA AGORA SE BATE.
AS INICIAIS S.P. SIGNIFICAM QUE O PROPRIO NOME DE SÃO PAULO EVOCA MELHOR O SEU VALOR E SUAS GLORIAS DO QUE QUAESQUER SYMBOLOS OU EMBLEMAS.
O USO DE LETRAS INICIAES ESTÁ CONSAGRADO NA HERALDICA DESDE OS TEMPOS ANTIGOS, O QUE SE PÓDE VER NO ARMONIAL PORTUGUEZ E, ENTRE OS PAÍZES, NA FRANÇA QUE ADOPTOU AS LETRAS R.F., PONDO DE LADO SYMBOLOS DE GRANDE PRESTIGIO, QUE PODERIA OSTENTAR.
A ESPADA EVOCA O PADROEIRO DO ESTADO. LEMBRA AINDA O GESTO DE AMADOR BUENO, A EPOPÉA DAS BANDEIRAS, PEDRO I PROCLAMANDO A INDEPENDENCIA NA COLLINA DO IPIRANGA E, FINALMENTE, A ESPADA QUE, NA HORA ACTUAL, FOI DESEMBANHAIDA EM CONTINENCIA Á LEI.
OS RAMOS DE OURO E O CARVALHO CONSAGRAM O VALOR MILITAR DE S.PAULO, QUE DESDE OS TEMPOS COLONIAES TEM SABIDO ENNOBRECER AS TRADIÇÕES DE BRAVURA DO POVO BRASILEIRO E O SEU VALOR CIVICO, SEMPRE A FRENTE DAS GRANDES INICIATIVAS TENDENTES A CRIAR PARA O BRASIL UMA SITUAÇÃO PROEMINENTE NO CONCERTO DOS POVOS CULTOS. COMO TIMBRE, UMA ESTRELLA DE PRATA: INDICA QUE SÃO PAULO É UMA DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA, SYMBOLISADAS POR 21 ESTRELLAS NAS ARMAS FEDERAES
A DIVISA - PRO BRASILIA FIANT EXIMIA - PELO BRASIL FAÇAM-SE GRANDES COISAS - AFFIRMA O PROFUNDO SENTIMENTO DE BRASILIDADE DO POVO PAULISTA. LEMBRA O ESFORÇO DE QUE SEMPRE SE MOSTRARAM CAPAZES OS FILHOS DESTE ESTADO QUANDO A NAÇÃO EXIGIU DELLES O MAXIMO DE SACRIFICIOS, COMO AINDA AGORA ESTÁ ACONTECENDO.
OS RAMOS DE CAFÉ INDICAM A BASE DA FORTUMA PUBLICA DO ESTADO E A TRADIÇÃO DE RIQUEZA QUE SÃO PAULO SOUBE CRIAR, ATRAVÉS DOS ARDUOS TRABALHOS" (OESP, 30/08/1932, P.2; FOLHA DA NOITE, 30/08/1932, P.4, SEGUNDA EDIÇÃO).
DESSA FORMA, É COMUM ENCONTRAR NOS DIVERSOS OBJETOS DA REVOLUÇÃO DE 32, AS DUAS DIVISAS: "PRO S.PAULO FIANT EXIMIA" E "PRO BRASILIA FIANT EXIMIA". A PRIMEIRA, PROVAVELMENTE RELACIONADA A "CAMPANHA DO OURO" E A SEGUNDA, JÁ USADA OFICIALMENTE APÓS A INSTITUIÇÃO DO BRASÃO DE ARMAS DO ESTADO.
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CARLOS PINTO ALVES NASCEU NA CIDADE DE SÃO PAULO EM 16 DE OUTUBRO DE 1898. ESTUDOU NO GINÁSIO ANGLO-BRASILEIRO, GINÁSIO DO CARMO E MACKENZIE COLLEGE. FORMOU-SE EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO EM 1921. FOI VICE DIRETOR DA ESCOLA LIVRE DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA E DO MUSEU DE ARTE MODERNA. FOI VICE PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE SÃO PAULO E MEMBRO DO CONSELHO DE ECONOMIA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA (1934-1944). FOI DIRETOR SUPERINTENDENTE DA COMPANHIA INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE SANTA BÁRBARA. FOI COLABORADOR DAS REVISTAS "PAULISTÂNIA" E "REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL". BIÓGRAFO, CRÍTICO, ENSAÍSTA. FOI MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DA LIGA DE DEFESA PAULISTA (LDP).
Bibliografia
. JORNAL "O ESTADO DE S.PAULO", 30/08/1932, P.2;
. JORNAL "FOLHA DA NOITE", 30/08/1932, P.4, SEGUNDA EDIÇÃO
. O BRAZÃO DE ARMAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, EDIÇÃO DA COMMISSÃO DE DONATIVOS DA ASSOCIAÇÃO COMMERCIAL DE SÃO PAULO, SP, SÃO PAULO EDITORA LIMITADA, 1932 (DOCUMENTO Nº 2759 DO SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO DO MP)
. MELO, LUÍS CORREIA DE, DICIONÁRIO DE AUTORES PAULISTAS, SP, COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIODADE DE SÃO PAULO, 1954
Número MP
25454
Número USP
180545
Tipo de Aquisição
Signatário
CARLOS ANATÓLIO PINTO ALVES
Data de Aquisição
23/04/1955
Compilador/Data
MARISA BASSO 1999; ADILSON ALMEIDA 17/04/2009, ANGELA RIBEIRO/JUNHO DE 2010