Pedinchão de Esmolas Sacras, 1835
Código
1-19320-0000-0000
Título
Pedinchão de Esmolas Sacras, 1835
Título Atribuído
Não
Descrição
Retrato, figura masculina, adulto, 1/2 corpo, direita, indumentária, camisa, calça, branco, cabelo castanho claro, curto, caixa de esmola.
Denominação
Descritores
Observações
Baseado em Miguelzinho Dutra.
Autoria
Assinatura
NAIR O. ARAÚJO 1944
Nome Artístico
Nair Opromolla
Agente Produtor
NÃO HÁ
Técnica
Óleo sobre tela.
Altura sem moldura
55
Largura sem moldura
40
Altura com moldura
64
Largura com moldura
48.5
Cor
Inscrições
NÃO HÁ
Suporte secundário
NÃO HÁ
Original ou Reprodução
Histórico
Pintora e professora. Nair Opromolla conclui o secundário no Ginásio do Estado, São Paulo, em 1931. Após dez anos, forma-se em pintura pela Escola de Belas Artes de São Paulo, tornando-se professora da instituição imediatamente. Antes mesmo de terminar o curso, já participa das mostras do Salão Paulista de Belas Artes. Realiza a primeira individual em 1942, na Galeria Itá, importante estabelecimento naquele período. Em 1952 concorre para a cadeira de "Desenho do gesso e do natural" para o curso geral da Escola de Belas Artes de São Paulo com a tese A utilidade do estudo do modelo de gesso para a educação visual. Foi uma das propulsoras das artes visuais em Embu, mesmo que sempre tenha residido na capital. A família legou a produção da artista para diferentes instituições do estado, na capital e no interior, o que possibilitou que obras de sua autoria continuassem a ser exibidas. Interessante ressaltar que em 2004 é encenada pelo Teatro dos Arcos a peça "O monstro da Pirataca", baseada na lenda do monstro que, segundo o explorador alemão Ulrico Schmidel, habitava o rio Tietê no século XVI. Na descrição de Schmidel, que atravessou a América de leste para oeste, tal criatura era uma cobra com mais de 15 metros de comprimento e quase três de diâmetro. Para a realização da peça, a companhia baseou-se no quadro Monstro fluvial Piracangava, realizada por Nair Opromolla para o Museu Paulista a partir de encomenda e orientação de Afonso d’Escragnolle Taunay.
Bibliografia
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Coleção
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4084